Como recuperar um arquivo excluído da lixeira do computador

Você já tentou recuperar um arquivo que deletou sem querer? Aprenda como pesquisar até mesmo por aqueles que excluiu da sua lixeira!

Você já sentiu o desespero de ter apagado, sem querer, um documento importantíssimo do seu computador? Geralmente, basta procurarmos na lixeira do nosso sistema e encontramos o item prontinho para “reciclar”. Mas você sabe como recuperar arquivos que também foram excluídos da sua lixeira?

Para entender o processo de recuperação de itens deletados, primeiro é importante saber que um arquivo excluído da sua lixeira não necessariamente é removido do seu computador. Na verdade, ele ainda está lá em algum lugar do disco rígido e o que muda é o fato do sistema ganhar a permissão para substituí-lo por outro novo item se necessário. Portanto, não são todos os arquivos que podem ser recuperados, isso depende das condições individuais de cada um para saber se ele foi ou não corrompido no processo.

Agora, partindo para a parte prática, o primeiro passo para reciclar um item que não está mais na sua lixeira é baixar o programa gratuito Recuva. Ele é bastante leve e de fácil instalação/utilização. De forma bem intuitiva, basta você seguir os passos do software e ele irá realizar uma varredura pelo seu sistema. Nessa parte, é possível indicar locais específicos e definir o tipo de arquivo perdido (documentos, fotos, vídeos) para ele procurar de forma mais eficiente.

No fim, o programa irá exibir uma lista de arquivos encontrados, classificando-os com cores diferentes. Itens verdes estão 100% disponíveis para recuperação, enquanto os laranjas possuem chances de estarem corrompidos e os vermelhos são aqueles que foram perdidos para sempre. Após localizar o item que você estava procurando, basta dar um clique com o botão direito do mouse e selecionar a primeira opção para que ele volte à pasta original onde foi salvo.

O que achou? Quais outros tutoriais você deseja ver aqui no blog? Deixe suas sugestões nos comentários!

Tags: