Como saber se a pessoa leu a mensagem no Messenger

Descobrir se um amigo já visualizou o seu recado é mais fácil do que você imagina. Confira!

Sabe quando você envia uma mensagem importante a um amigo no chat do Facebook e depois de um tempo percebe que ele ainda não te respondeu?

Então você se pergunta se a pessoa ainda não recebeu ou leu o seu recado ou se simplesmente te ignorou. Mas calma, porque assim como no WhatsApp, o app do Messenger também te permite verificar se um contato já leu sua mensagem.

Essa verificação é feita no próprio Messenger. Por isso, tenha cuidado com apps e ferramentas que prometem funcionalidades já disponíveis pela rede social e, principalmente, os que garantem recursos que vão contra a sua Política de Privacidade.

Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital – alerta que recorrer a outras plataformas pode colocar a segurança do usuário em risco.

“Os usuários devem evitar recorrer a outras ferramentas não oficiais que prometem recursos no Messenger. Isso porque é bastante comum que eles solicitem algo em troca pela funcionalidade ‘exclusiva’, como fazer downloads de arquivos e compartilhar links aos seus amigos. Essas ações podem ser maliciosas, podendo infectar o celular com vírus ou roubar os dados da vítima”

Emilio Simoni

Como saber se a pessoa leu a mensagem no Messenger

Existem 4 ícones que o Messenger usa para mostrar quando a sua mensagem foi enviada, entregue e lida pelo seu amigo:

  1. O círculo azul significa que a sua mensagem ainda está sendo enviada. Neste caso, significa que sua mensagem ainda não foi recebida e nem lida por seu amigo.;
  2. O círculo azul com o símbolo do check mostra que a sua mensagem foi enviada. Nesta situação, significa que a mensagem foi enviada com sucesso, mas não necessariamente que seu contato a recebeu. Para que uma mensagem seja recebida, é necessário que seu contato esteja em uma área com conexão de internet ativa.
  3. O círculo com fundo azul escuro e símbolo do check significa que a sua mensagem foi entregue. Quando você vê este símbolo ao lado de sua mensagem, quer dizer que o conteúdo chegou com sucesso ao Facebook Messenger do seu contato, mas isto ainda não quer dizer que o seu contato abriu o aplicativo e/ou leu o que você enviou.
  4. Quando a mensagem for lida, uma foto pequena do seu amigo será exibida ao lado da mensagem. Isso quer dizer que seu conteúdo foi entregue com sucesso ao destinatário e, em teoria, lido por seu contato. Em alguns casos, o que pode acontecer é que seu amigo pode ter deixado o site do Facebook aberto e sua mensagem “pulou” na tela dele, sendo considerada como entregue e “lida”. No entanto, não quer dizer que de fato alguém estava diante da tela e leu o que foi enviado.

Para que você possa ver o status de sua mensagem, basta ir ao seu Messenger e abrir o chat de conversa que deseja verificar. Depois, é só olhar ao lado da última mensagem que você enviou para ver qual ícone aparece. Se for a miniatura da foto de perfil do seu amigo, há grandes chances que ele já tenha, de fato, visualizado o recado.

Proteja suas notificações de curiosos

Mensagens enviadas e recebidas no Messenger podem ser íntimas e até confidenciais. Por isso, as notificações desses recados podem acabar deixando parte do conteúdo visível, com risco de serem acessados por intrusos ou pessoas não autorizadas.

Leia mais: Como proteger seus aplicativos com senha extra

No entanto, existe uma forma simples de proteger essas notificações com a função Limpar notificações do dfndr security – aplicativo de segurança gratuito para Android. Com ela, você escolher quais apps deseja ocultar as notificações, que serão armazenadas em uma pasta na qual só você terá acesso. Assim, você garante total privacidade para suas conversas pessoais.

Para baixar o dfndr security gratuitamente, basta clicar aqui.

PUBLICIDADE

dnfdr security protege mais de 130 milhões de celulares. Baixe agora!

Tags: