Como saber se meu computador está infectado por um malware

Com segurança virtual não se brinca! Você sabe se o seu computador foi infectado por malwares? Saiba como identificar os sintomas de um ataque!

Todos sabemos que a internet é cheia de perigos. Constantemente, somos alertados sobre as ameaças de vírus, hackers e tudo que há de malicioso e pode danificar o computador. Mas como ter certeza de que não fomos afetados por nenhuma delas? Você saberia dizer quais sintomas o seu computador irá apresentar se sofrer algum ataque?

Uma das primeiras partes do sistema que indica a infecção por malwares é o seu browser (navegador). Segundo o líder do laboratório de análise de malwares da PSafe Thiago Marques, entre os principais “sintomas” que um computador pode apresentar, a instabilidade do browser é um dos primeiros. “Se o usuário perceber que o browser exibe uma mensagem dizendo que não é compatível ao acessar algum internet banking, ele deve suspeitar”, explica Thiago.

Além disso, travamento e lentidão do sistema também podem ser consequências de um ataque – ainda mais se a sua máquina é relativamente nova. O mesmo é válido para reinicializações inesperadas do sistema. Se o computador reiniciar sozinho e sem aviso prévio, é hora de ficar de olho e tomar medidas de segurança o mais rápido possível!

E se você já está desconfiando que o seu dispositivo foi infectado por um malware, não se preocupe. A melhor forma de se defender desses invasores é instalar um antivírus (se não possuir) e executar um escaneamento completo do computador.

Além disso, um passo importantíssimo é realizar esse procedimento constantemente. Segundo o líder do laboratório de análise de malwares, o melhor remédio para se defender ainda é a prevenção. “Mesmo não existindo uma fórmula para proteger 100% o seu computador, é necessário que a base de dados do antivírus escolhido seja adequada para enfrentar a enorme variedade de malwares e outras ameaças existentes na rede, além, é claro, de executar varreduras constantemente”, afirma Thiago.

E, como a escolha do antivírus é importante, fique atento à credibilidade e a qualidade de proteção que esse software irá oferecer. Na dúvida, confira algumas dicas para eleger o melhor defensor virtual para a sua máquina.

Tags: