Como saber se o seu celular está com vírus

Na dúvida se o aparelho tem vírus? Veja como identificar vírus no celular e remover ameaças do telefone de forma simples.

O Android é o sistema operacional mais usado no mundo. Por isso, cada vez mais, criminosos criam novas maneiras para atacar usuários desse sistema, usando malwares e links maliciosos, por exemplo. O dfndr lab, laboratório de segurança digital, detectou, em média, 30 malwares por minuto somente no quarto trimestre de 2017. E você sabe como identificar vírus no celular?

Leia mais: O que é https e para que serve?

De acordo com Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab, “geralmente, os aparelhos móveis quando estão com algum malware instalado, passam a apresentar alguns indícios de que estão infectados. O usuário precisa estar atento para qualquer anormalidade que ele perceba no seu celular”.

Como identificar vírus no celular

Os especialistas em segurança do dfndr lab revelam como identificar vírus no celular com seis dicas:

1 – Apps não baixados por você
Algumas ameaças instalam automaticamente aplicativos em seu telefone. Então, quando você notar que existem programas que você nunca baixou, é hora de uma varredura completa no seu telefone.

2 – Anúncios indesejados
Anúncios são muito comuns em sites, mas se você notar que notificações de publicidade estão sendo enviadas para o seu aparelho em excesso, fique atento: pode ser sinal de vírus.

3 – Movimentos estranhos nas suas contas
Esta é a forma mais comum de identificação de malware no celular. Note se há registros de atividades que você desconhece nas suas redes sociais, como curtidas e postagens no Facebook e Instagram que você não fez, por exemplo. Ou ainda mais comum: mensagens, como se fossem correntes, com links perigosos para enganar e infectar seus amigos no seu mural.

4 – Aplicativos que exigem autenticação constante
Se você já tiver conectado ao seu perfil por um aplicativo e ainda recebe pedidos constantes para registrar seus dados novamente, vá buscar informação sobre o app porque ele pode estar querendo roubar suas credenciais.

5 – Consumo de internet maior do que o normal
Se o seu consumo de dados não está de acordo com o tempo que você navega na internet, seu celular pode estar infectado. Isso acontece por conta dos cliques em anúncios ou mensagens que são enviadas sem o seu consentimento pelos cibercriminosos.

6 – Contas mensais mais caras
Se o seu consumo de internet aumenta, a sua conta do telefone também ficará mais cara. Cheque detalhadamente sua fatura para verificar se não há um aumento repentino no consumo de internet ou cadastro indevido em serviços de SMS pago, que podem indicar que seu aparelho está infectado.

Como remover vírus do celular

A maneira mais simples e rápida de se livrar dos malwares é instalando um bom antivírus no celular. O dfndr security, aplicativo gratuito de segurança, por exemplo, além de detectar todas as ameaças instaladas no seu aparelho, ainda remove vírus e bloqueia futuras tentativas de ataques. O app conta, também, com a tecnologia anti-hacking e anti-phishing, que te envia um aviso quando você acessa um site malicioso ou recebe um link perigoso dentro do WhatsApp, Facebook e SMS.

Leia também: Chip de celular pega vírus?

Assista ao tutorial para saber como identificar vírus no celular e removê-los:

Texto publicado originalmente em 26 de julho de 2017.

PUBLICIDADE

acelere-seu-android-instale-dfndr-security

Tags: