Saiba como usar aplicativos do Android no computador

Veja tutorial para aprender a rodar apps Android no seu computador desktop

Já pensou em usar os aplicativos do Android no computador? Pois o desejo pode se tornar realidade por meio de extensões do Google Chrome. O App Runtime for Chrome, ou simplesmente ARC, permite que aplicativos funcionem da mesma maneira como nos dispositivos móveis. O programa é compatível com Windows, Mac e Linux.

Abaixo, um pequeno tutorial sobre como usar os aplicativos do Android no seu computador. Vale lembrar que a ferramenta ainda está em processo inicial de desenvolvimento. Por isso, alguns erros de incompatibilidade podem surgir. Mas, nada que impeça o objetivo final do app. Aproveite!

Baixando e instalando a extensão

Passo 1. Antes de começarmos o passo a passo, clique no link e baixe o ARC. Depois, descompacte-o em qualquer pasta do seu computador.

Passo 2. Abra a aba de extensões do Chrome.

Passo 3. Em seguida, marque o campo “Modo do desenvolvedor”. 

Passo 4. Clique em “Carregar extensão expandida”.

Passo 5. Agora, vá até a pasta onde você descompactou o ARC. Selecione-a e clique em “Ok”. 

Pronto! O ARC está instalado. Ignore a mensagem de erro, já que, como foi explicado, ruídos podem surgir porque a ferramenta ainda não está 100% desenvolvida.

Baixando e usando os aplicativos

Agora que você instalou a extensão, é hora de buscar os aplicativos. Visto que os APKs compatíveis com o sistema têm que ser ligeiramente modificados para serem abertos no Google Chrome, é preciso descobrir aqueles que rodarão no sistema.

Mas, fique tranquilo. Alguns desenvolvedores criaram maneiras de identificar as compatibilidades. Você só precisa conferir a planilha no Google com a lista de apps compatíveis até agora. Ainda é possível encontrar o link pra fazer o download das aplicações.

Depois de escolher o app de sua preferência, o procedimento para instalação é o mesmo do ARC. Com o arquivo descompactado, abra novamente a extensão do Chrome, clique em “Carregar extensão expandida” e selecione a pasta. O app usado como exemplo aqui é o Cloud Magic. Veja na imagem abaixo que ele também aparecerá com erro, mas que não será um problema. Para começar a usá-lo, basta clicar no botão “Iniciar”.

 

Tags: