Abrir anexos de e-mail no celular – dicas

Quer saber como abrir os anexos de e-mail com segurança no celular? Confira aqui as dicas da PSafe.

A maneira mais utilizada por vírus, worms e outros malwares destrutivos ao infectar um computador é por meio de anexos encaminhados em e-mails. Boa parte destes e-mails parecem inofensivos porque são enviados pelo e-mail de um amigo, quando na verdade, alguém sequestrou a conta de e-mail do seu contato e está usando para difundir programas destrutivos.

Às vezes esses e-mails são códigos que travam o seu disco rígido e apagam todos os seus dados. Às vezes, eles são enviados por pessoas que querem testar uma fraqueza ou brecha em um sistema operacional.

Outras vezes, eles são projetados para roubar suas informações pessoais para que criminosos possam invadir sua conta bancária ou cometer algum outro tipo de roubo. Em todos os casos, anexos de e-mail falsos são prejudiciais e devem ser evitados.

Saiba como identificar um anexo perigoso e proteja-se dos vírus:

  1. Não abra anexos que você não está esperando, mesmo que pareça vir de um amigo. Entre em contato com o remetente para verificar a fonte da mensagem.
  2. Certifique-se de que o firewall do seu computador está ativado e instale as atualizações em seu sistema operacional. Se você usar um roteador para uma rede doméstica sem fio, certifique-se de que o dispositivo tenha também um firewall ativo.
  3. Instale um programa de segurança de alta qualidade como o PSafe Total e analise o seu computador regularmente para ajudar a identificar e desativar anexos maliciosos. O PSafe Total também ajudará a manter seu computador operando com eficiência, liberando espaço no disco, otimizando funções e acelerando seu computador.
  4. Use um serviço de e-mail que verifique automaticamente se os anexos de e-mail tem um vírus no nível de servidor, antes que as mensagens sejam encaminhadas para o seu computador.
  5. Verifique se seu serviço de e-mail tem uma opção que abre todas as mensagens ou faz os downloads automaticamente, certifique-se de que a opção está desativada.
  6. Verifique regularmente o site do seu provedor de e-mail para atualizações de software e alertas de segurança.
  7. Uma das melhores maneiras de verificar a segurança de anexos de e-mail é confiar em seu próprio senso comum. Espere antes de clicar em um anexo. Verifique o remetente. Palavras estranhas e sequências de números são indícios de que o anexo pode ser maligno. Se você estiver executando um sistema operacional Windows, verifique a extensão do arquivo — as três letras código que vem depois do ponto no nome do arquivo. Se a extensão é um arquivo executável como a ‘.exe’, não abra o arquivo. Uma vez que esse arquivo indica que o anexo é um programa que é iniciado assim que você clicar nele. Tenha cuidado!

Tags: