HDMI wireless, a promessa do fim dos cabos

O HDMI Wireless vem como a solução futura para o excesso de cabos utilizados para conectar dispositivos HDMI.

Hoje, o HDMI é a tecnologia mais utilizada para transmissão de áudio e vídeo. Os dispositivos vendidos hoje já saem de fábrica com entrada HDMI, mas já existe um substituto em teste: o HDMI wireless.

Veja também: Como garantir privacidade na internet

Apesar de muito bom, o HDMI utiliza cabos e hoje há uma grande fixação por dispositivos móveis, que possam te acompanhar pelos cômodos. O HDMI vem para resolver isso, afinal, ele não utiliza cabos, tudo é feito via um roteador convencional que cria uma rede sem fio para fazer a conexão entre um computador (que tenha o software instalado) e um dispositivo HDMI (televisão ou projetor).

Como se já não fosse boa a ausência de fios, ele também não precisa de conexão com a internet para transmitir a informação entre o computador e o dispositivo HDMI. Como nada é perfeito, ele tem um único problema, cada empresa utiliza um protocolo próprio, o que dificulta a comunicação entre aparelhos de diferentes marcas. O jeito é aguardar (e torcer) pela padronização do protocolo de transmissão.

Infelizmente, no Brasil, os produtos com essa tecnologia ou são caros demais ou têm origem duvidosa, o que pode deixar seus dados em risco. O melhor é aguardar uma padronização, o que trará segurança para a troca de dados e tornará o acesso ao produto mais fácil.

Tags: