É seguro usar o Facebook para logar em outro aplicativo?

Descubra o lado positivo e o negativo de utilizar a rede social para criar contas em sites.

Hoje em dia é comum que, ao realizar o cadastro em uma grande variedade de sites e aplicativos, seja oferecida a opção de fazer o cadastro com sua conta do Facebook.

Logar com sua conta da rede social pode trazer mais praticidade e facilidade para acessar páginas na internet, mas você já parou para pensar se de fato é seguro usar o Facebook para logar em outro aplicativo?

Leia mais: O que é https e para que serve?

É seguro usar o Facebook para logar em outro aplicativo?

Há registros recentes de vazamentos de dados oriundos dessas redes. Por exemplo, uma falha ocorrida semanas atrás fez milhões de usuários do Facebook deslogarem de suas contas. Outro fator que gera dúvidas é a quantidade de informações levantadas pelo Facebook através desses sites e vice-versa.

Apesar de não serem divulgados detalhes sobre a quantidade de informações que aplicativos e sites podem puxar quando o usuário concede a permissão de login, até mesmo dados como crença religiosa e posicionamento político são passíveis de serem coletados.

O especialista em privacidade do dfndr lab, laboratório de segurança digital da PSafe, Frank Vieira, alerta: “dados que parecem irrelevantes como idade ou data de nascimento, quando vazados, podem servir para hackers criarem golpes mais elaborados, como phishing direcionado.

Além disso, ao linkar todas as contas pessoais a uma única rede social, o usuário corre o risco de perder todos os outros cadastros caso alguém obtenha acesso ao Facebook.

Também é muito importante notar que, em caso de bloqueio ou exclusão da sua conta do Facebook, temporária ou permanente, você perderá acesso a todos os sites em que optou por esse método de login durante o período em que estiver sem acesso à própria conta, ou sob restrição”.

Como remover ou limitar sites ou aplicativos com acesso à conta

De acordo com o especialista em privacidade do dfndr lab, o usuário precisa ficar sempre atento aos tipos de permissões que os aplicativos estão solicitando e não conceder caso elas sejam intrusivas.

Por exemplo, um jogo de cartas que peça permissão para gravar áudio do microfone sem sua confirmação. Nesses casos, o especialista recomenda que você controle essas solicitações por meio das configurações do próprio Facebook. Para isso, basta seguir o passo-a-passo abaixo:

  1. Abra o menu de Opções (ícone dos três traços no canto superior direito da tela, também conhecido como menu hambúrguer, por lembrar o sanduíche)
  2. Toque em Configurações e privacidade > Configurações > Aplicativos e sites;
  3. Em Preferências, ao lado de Conectado com o Facebook, toque em Editar;
  4. Serão listados diversos aplicativos e sites que têm acesso aos seus dados do Facebook. Para ver quais dados eles acessam, toque em Visualizar;
  5. Alguns dados são obrigatórios para o funcionamento do serviço e não podem ser desabilitados. Outros melhoram sua experiência ao utilizar aquele aplicativo. Para retirar o acesso à informação, toque no interruptor para que fique cinza e, em seguida, em Salvar. Aquele campo desaparecerá;
  6. Se desejar cancelar o acesso totalmente, retorne à lista de aplicativos e selecione os que não deseja mais e toque em Remover, novamente no botão Remover e, por último, em Concluir. Atenção ao conteúdo dessa última tela, os dados já fornecidos poderão continuar no banco de dados, dependendo da política de privacidade de cada aplicativo.

Leia mais: Links maliciosos foram acessados 331 vezes por minuto no 3º trimestre de 2018

As informações que ficarão visíveis no aplicativo são as mesmas que qualquer um pode obter ao visitar seu perfil na rede social. Inclusive, as pessoas que você bloqueou no Facebook também não conseguirão te encontrar nesse site o qual você logou.

Como se proteger

De acordo com Souza, é preciso ficar muito atento aos aplicativos que têm acesso às suas informações pessoais. “Pesquise antes de baixar um aplicativo para saber se ele é realmente confiável e sempre que fizer login com sua conta do Facebook em um novo aplicativo, fique atento às permissões que ele requer.

Algumas podem ser imprescindíveis para que o aplicativo funcione, outras não, neste caso você não precisa expor mais informações do que o necessário”, esclarece o especialista em privacidade. Uma forma eficaz de verificar quais aplicativos são confiáveis é tendo um bom antivírus instalado em seu celular.

O dfndr security, aplicativo de segurança para Android, faz uma verificação rápida em seu dispositivo em busca de ameaças e outras vulnerabilidades a cada vez que um novo aplicativo é baixado em seu celular.

Você pode baixar gratuitamente o dfndr security tocando aqui.

Instale o dfndr security.

PUBLICIDADE

dnfdr security protege mais de 130 milhões de celulares. Baixe agora!

Tags: