Esqueça a Black Friday: 5 dicas para comprar barato o ano todo

Use a tecnologia a seu favor e aproveite para pechinchar e comprar barato na internet sem depender de datas especiais como a Black Friday.

A Black Friday passou, a Cyber Monday também, e se você ainda está se culpando porque deixou escapar aquela promoção especial, relaxe, pois ainda pode haver uma luz no fim do túnel — e em qualquer época do ano, viu?

Algumas dicas simples podem facilitar a procura por uma condição especial de compra. Hoje, especialmente na internet, só paga caro quem quer, ou, claro, quem precisa de alguma coisa com uma certa urgência. A fim de economizar? Então fique ligado nas quatro orientações que listamos aqui:

1. Monitore a variação de preços

Sites de pesquisa de preços, como Bondfaro e Buscapé, permitem criar alertas que avisam sempre que o valor de um determinado produto cai. Além disso, para ter um bom parâmetro de quanto desembolsar, vale acessar o histórico de variação de 30 dias.

Faça assim: pesquise pelo produto que deseja num dos dois sites. Em seguida, localize o link que leva até o histórico de preços dos últimos 30 dias. Ele costuma ficar perto da imagem do produto. Analise os valores e crie um alerta. Uma mensagem será enviada para o seu e-mail sempre que o preço for igual ou menor ao valor que você determinou.

Se o preço não estiver bom, controle-se: em geral, vale a pena esperar.

2. Procure cupons de desconto

Tradicionais nos Estados Unidos, os cupons de desconto estão ganhando força também por aqui. Explore sites como 1001 Cupom de Descontos, Ofertas MeioBit e Sul21 e tente baixar o preço do que você quer comprar usando um deles.

É possível descobrir oportunidades tanto pela seleção de lojas parceiras e produtos selecionados, geralmente disponíveis já na página inicial, quanto buscando pelo item ou estabelecimento específicos.

3. Acompanhe quem está por dentro das ofertas

Também há quem tenha se especializado em divulgar oportunidades independentemente dos cupons de desconto. Se a sua pegada é comprar um gadget novo, por exemplo, uma boa dica pode ser o braço de ofertas do Manual do Usuário. O site, que originalmente é especializado em conteúdo de tecnologia, ainda mantém um perfil no Twitter só com dicas de promoções.

4. Já sabe onde comprar? Baixe o app da loja e siga suas redes

Cada vez mais, lojas on e offline querem fidelizar clientes. Muitas são as estratégias usadas para tentar conquistar a sua preferência, mas uma das mais comuns, hoje, é oferecer descontos (inclusive cumulativos, algumas vezes) que só quem está mais perto da marca vai saber que existem.

Quer dois exemplos? A Americanas.com, que eventualmente dá 5% de desconto para quem conclui a compra pelo app da empresa, e o Ponto Frio, que distribui cupons para quem se relaciona com o mascote da marca nas redes sociais. Quer economizar na sua próxima compra? Fale com o Pinguim no Twitter e peça um cupom. Bateu a preguiça? Tente o Economizator, que gera descontos específicos para o produto que você quiser.

Grandes lojas sempre oferecem algum benefício a quem acompanha suas redes e novidades de perto. Fique ligado!

5. Explore parceiros de programas de fidelidade

Já parou para ver quais são os parceiros dos programas de fidelidade dos quais você faz parte? Sim, você pode ter descontos exclusivos em lojas online simplesmente por ter um cadastro no Smiles, no Multiplus, no KM de Vantagens ou no Clube do Assinante Abril, por exemplo.

Tem mais!

Você tem uma linha de celular pós-paga? Então é muito provável que a sua operadora de telefonia tenha um programa que também oferece descontos exclusivos em lojas online parceiras. O mesmo acontece com seguradoras, bancos e uma infinidade de empresas de outros ramos. Basta ter curiosidade e ir atrás da informação.

Você também tem dicas para comprar barato? Compartilhe com a gente nos comentários!

Leia também: Como garantir compras seguras na internet?

Tags: