Falha na criptografia do WhatsApp coloca em risco a segurança dos usuários de Android

Mais uma falha do WhatsApp coloca em risco a segurança digital de milhões de usuários. Foi identificado que o aplicativo possui um erro no momento em que a […]

Mais uma falha do WhatsApp coloca em risco a segurança digital de milhões de usuários. Foi identificado que o aplicativo possui um erro no momento em que a criptografia foi implementada, o que acarreta a possibilidade de crackers decifrarem mensagens interceptadas dos usuários que usam o sistema operacional Android.

O problema acontece porque o mesmo código é utilizado na criptografia de entrada e saída de mensagens. Sendo assim, se o cracker tiver acesso a esse código, ele consegue recuperar o texto original da mensagem interceptada. Este procedimento é facilitado em redes públicas, como as redes wi-fi.

Quem descobriu esta falha foi um estudante de ciências da computação na Holanda, Thijs Alkemade. Ele informou que é muito comum as empresas cometerem a falha durante a implementação da criptografia, colocando os dados dos usuários em risco. O estudante também destacou que identificou o erro em usuários de aparelhos Android e Nokia Series 40, mas disse não achar que o ataque será diferente para quem usa o sistema operacional iOS.

O mesmo código para a criptografia também é usado nas operações de autenticação de mensagens do WhatsApp. Portanto, um cracker facilmente pode interceptar a mensagem quando o usuário a envia, não permitindo que ela chegue ao destino final. Em seguida, o cracker reenvia a mensagem ao usuário com um endereço falso, como se tivesse sido reenviada pelo servidor do WhatsApp. Este procedimento, porém, é mais difícil de ser realizado.

Para se proteger destes problemas, não há muitas alternativas. O melhor é ter um antivírus em seu celular ou smartphone e não enviar mensagens com informações confidenciais através do WhatsApp.

Tags: