Falha no sistema operacional Android pode acabar com privacidade

Saiba como evitar e se proteger da falha no sistema operacional Android que pode acabar com a sua privacidade.

Uma investigação da Electronic Frontier Foundation (EFF) comprovou que um erro no Android vaza o histórico de conexão Wi-Fi dos dispositivos.

A falha foi encontrada em todas as versões do sistema operacional, a partir do Android Honeycomb 3.0. Os telefones afetados incluem o HTC One, o Nexus 4 e 5, o Samsung Galaxy Nexus e o Motorola Droid 3 e 4.

Um dos recursos presentes no sistema operacional é o Preferred Network Offload (PNO), serviço que busca por redes Wi-Fi mesmo quando a função está desligada.

A investigação descobriu que o PNO lança relatórios com uma lista de redes que o seu celular se conectou recentemente, principalmente quando ele está no modo de espera.

O perigo dessa descoberta é que caso o Wi-Fi tenha um nome bastante específico, pode ser possível rastrear as atividades dessa rede utilizando outros dispositivos.

Como desabilitar a função

  1. Passo 1 – Para desabilitar a função do PNO, vá até as configurações avançadas e toque na opção “Wi-Fi”;
  2. Passo 2 – Chegando lá, selecione a opção “Avançado”;
  3. Passo 3 – Depois, marque “Nunca (aumenta a utilização de dados)” para desativar a função. Porém, lembre-se: ao escolher essa opção, o Wi-Fi será desconectado sempre que seu dispositivo estiver em repouso. Cabe a cada usuário definir se a configuração lhe será útil ou não.

Tags: