Alerta! Falsa promoção de Páscoa já atingiu mais de 330 mil vítimas

Hackers estão usando o WhatsApp para espalhar suposta promoção de Páscoa. Veja como o golpe funciona!

Hackers estão se aproveitando da aproximação do feriado de Páscoa para espalhar um novo golpe no WhatsApp. Dessa vez, a armadilha promove uma falsa promoção de Páscoa que garante um vale-presente no valor de R$ 800,00.

Até o momento, o dfndr security, aplicativo de segurança, já bloqueou 330 mil* acessos à armadilha. E os números continuam subindo. Alerte seus amigos!

Como funciona a falsa promoção de Páscoa

O golpe está sendo disseminado através de um link malicioso pelo WhatsApp. A mensagem, intitulada como “Páscoa premiada”, promete supostos vale-presentes no valor de R$ 800,00 para os usuários.


Ao tocar na mensagem, o usuário é levado a uma página falsa para responder às seguintes perguntas: “Qual presente é comum receber na Páscoa?”, “O coelho da Páscoa simboliza o quê?” e “Que país festeja a Páscoa com as pessoas fazendo guerra de ovos, em vez de comer os de chocolate?”.

Para prosseguir, após responder as perguntas, é necessário dar uma permissão para receber o falso presente. Mas, na verdade, a vítima estará autorizando o recebimento de notificações enviadas por hackers em seu celular.


Leia mais: Golpes por notificação falsa em celulares são a nova armadilha dos hackers

Além disso, os especialistas do dfndr lab, laboratório de segurança digital, também alertam que diversas páginas falsas no Facebook estão sendo criadas com a intenção de imitar grandes redes varejistas e de comércio de doces, com o intuito de levar os usuários a sites com falsas promoções de Páscoa contidos nos posts.

“Tanto a URL que está circulando pelo WhatsApp quanto os falsos e-commerces têm como objetivo roubar dados pessoais e financeiros para depois utilizá-los em outros golpes, como inscrição em serviços pagos de SMS e compras nos cartões de crédito das vítimas”, explica Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab.

Saiba como se proteger

Para não cair em armadilhas como esta, Simoni ressalta a importância de manter um antivírus instalado no celular, de preferência, com funções anti-hacking e anti-phishing. O dfndr security, por exemplo, tem um sistema capaz de detectar se um link recebido no WhatsApp, SMS ou Facebook Messenger é malicioso e avisá-lo instantaneamente.

dfndr-security

“Além disso, é importante que o usuário crie o hábito de se certificar se as páginas de promoção realmente pertencem às marcas que elas indicam pertencer”, afirma Simoni.

Para não haver dúvidas, você pode checar se um link é seguro no site do dfndr lab, que te diz na hora se um endereço da Web é ou não confiável. No caso dos perfis em redes sociais, para não cair em golpes, é recomendável avaliar a quantidade de usuários, data e periodicidade das publicações e até mesmo a interação da página com os clientes.

PUBLICIDADE

acelere-seu-android-instale-dfndr-security

Tags: