Alerta! Hackers criam falso cupom do Burger King e enganam mais de 1.3 milhões de brasileiros

A promessa é de R$ 50 caso a vítima responda a três perguntas e compartilhe o link malicioso com seus amigos no WhatsApp.

Mais uma armadilha está sendo disseminada pelo WhatsApp. Hackers usaram indevidamente o nome do Burger King, famosa rede de fast food, para espalhar uma falsa promessa de cupom. De acordo com o dfndr lab, laboratório especializado em cibercrime, até o momento, mais de 1.3 milhão de brasileiros foram impedidos de terem seus celulares infectados pelo golpe através da ferramenta de detecção de links maliciosos do app dfndr security.

 

Mensagem do golpe que está circulando pelo WhatsApp

A assessoria de imprensa do Burger King reforçou que a promoção é falsa e esclareceu que a companhia somente divulga e faz promoções por meio de seus canais oficiais do aplicativo, carrossel do Facebook e cupons físicos.

Como funciona o golpe do falso cupom do Burger King

A vítima recebe de algum amigo ou conhecido um link prometendo um cupom de R$ 50 na rede de fast food.  Ao clicar, é direcionada a responder a três perguntas para ganhar o suposto voucher (“Qual dos nossos sanduiches você mais gosta?”; “Você está satisfeito com o nosso atendimento?”; “Você indicaria o BK aos seus amigos?”).

Independentemente das respostas fornecidas, é encaminhada a uma página que solicita o compartilhamento com 30 amigos ou grupos no WhatsApp para ter direito ao suposto cupom. Além disso, é necessário que disponibilize seu contato de e-mail para envio da falsa promoção.

Ao concluir o processo, a vítima pode ser cadastrada em serviços de SMS pago – que efetuam cobranças indevidas – ou, então, é induzida a baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone ou o computador e deixá-la vulnerável a outros tipos de crimes e/ou prejuízo financeiro.

Como se proteger contra golpes de WhatsApp

Para ficar protegido contra golpes como esse, é fundamental manter um antivírus no celular e que, preferencialmente, contenha uma ferramenta de anti-phishing, como o dfndr security, que avisa imediatamente quando um link recebido dentro de aplicativos de mensagem e de navegadores de internet é malicioso. Para instalar, é só tocar aqui.

De acordo com Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab, também é muito importante tomar cuidado ao clicar em links e desconfiar de promoções, promessas de brindes e grandes descontos que circulam pela internet.

“É importante que, ao receber links desconhecidos, as pessoas prestem atenção na URL, pois, muitas vezes, ela contém palavras e domínios suspeitos. Além disso, é necessário criar o hábito de não compartilhar com amigos e familiares nenhum arquivo ou página web cuja procedência não é conhecida”, ressalta Simoni.

Em caso de dúvida, basta copiar e colar o link no espaço de Análise de Links, do site dfndr lab, para saber se é falso ou contém vírus.

O que fazer se caiu no golpe do falso cupom do Burger King

Solicite o cancelamento de qualquer serviço de SMS pago que o criminoso possa ter contratado à sua operadora de celular e passe um antivírus para identificar e remover qualquer ameaça instalada.

*Matéria originalmente publicada no dia 03/01/18 às 18h

Tags: