Gmail: como recuperar sua conta no email do Google

Esqueceu a senha? Perdeu o nome de usuário? Veja a solução

Você é usuário do Gmail e perdeu o acesso à sua conta? Então acalme-se, pois bastam alguns passos rápidos para recuperar o acesso ao seu email do Google e retomar o controle sobre suas mensagens. O procedimento é mais simples do que parece e garante diversas alternativas de recuperação. No entanto, é importante que o usuário utilize apenas do canal oficial da Google para recuperar sua conta Gmail.

Na internet, existem diversos programas que prometem descobrir senhas de e-mail ou outras contas. Se os próprios desenvolvedores da Google afirmam que isso não é possível, então é preciso redobrar a atenção. Segundo Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital – esses programas podem colocar o celular do usuário em risco. “Geralmente são recomendadas instalações de APKs que alteram o sistema operacional, interferem diretamente na segurança do aparelho e que podem gerar problemas de funcionamento”, explica Simoni.

Leia mais: 3 passos fáceis para liberar espaço no Gmail e no Google Drive

Como recuperar senha do Gmail

1- Acesse a página inicial do serviço, digite seu e-mail ou telefone e aperte “Próximo”;
2 – Toque em “Outras maneiras de fazer login”, abaixo da área destinada para a senha;
3 – O Google apresentará algumas opções: você poderá digitar sua senha; autorizar acesso clicando Sim na tela de seu smartphone ou tablet; digitar um código enviado ao seu celular ou optar pela opção “Esqueceu sua senha?”.

4 – Você será solicitado do mês e ano de criação da sua conta Google;
5 – Para receber um código de verificação, confirme o e-mail de recuperação cadastrado;
6 – Insira o código no lugar destinado a ele. Caso não tenha acesso a este código, clique em Tentar de outro jeito;

7 – O Google pedirá confirmação de que você está com seu smartphone. Caso esteja, toque em Sim
8 – Três opções de números serão exibidos na tela de seu celular. Confirme o número que é exibido para você na página de recuperação. Ao confirmar, seu acesso será liberado. Caso não consiga visualizar os números, clique em Tentar de outro jeito.
9 – Um código de verificação será enviado via SMS para seu número de telefone cadastrado para recuperação do e-mail. Confirme o número recebido para acessar sua conta.

10 – Caso não tenha acesso ao telefone cadastrado, o Google solicitará um novo e-mail para contato posterior para dar sequência ao suporte.

Como recuperar nome de usuário Gmail

1 – Acesse a página inicial do serviço e, abaixo do campo onde você digita o seu login, clique em “Esqueceu seu e-mail?”

2 – Em seguida o Google te dará duas opções para localizar seu e-mail: através do seu telefone ou do seu e-mail de recuperação cadastrado;
3 – Após informar um dos dois dados, seu nome e sobrenome serão solicitados. As informações deverão bater com as registradas em sua conta Gmail a ser recuperada;
4 – É importante que você tenha em mãos, o telefone celular usado no cadastro. Você receberá via sms um código único para prosseguir no processo de recuperação;

5 – Digite o código recebido no espaço determinado;
6 – As contas cadastradas em seu nome aparecerão disponíveis. Clique na que deseja acessar;
7 – Digite a senha mais recente que se lembra ter utilizado nesta conta. Caso você recorde da sua senha atual, você poderá acessar sua conta normalmente. No entanto, caso só se recorde de senhas antigas, você será direcionado ao próximo passo. O mesmo acontece caso você clique em “Tentar de outro jeito”.

8 – Você será perguntado sobre a data de criação da sua conta Google. Insira mês e ano;
9 – O Google dará como opção o envio de um código no e-mail cadastrado para recuperação de senha. No entanto, para receber este número, você precisará confirmar qual foi o e-mail de recuperação informado no cadastro;
10 – Informe o código e receberá um link, no e-mail de recuperação, para cadastrar uma nova senha. Pronto, agora você poderá acessar sua conta normalmente!

11 – Caso você não consiga acessar seu código de verificação enviado no e-mail de recuperação, você poderá optar por “Tentar de outro jeito”. Neste caso, um código numérico é enviado ao telefone de cadastro.
12 – Se você não tiver mais acesso ao número cadastrado ou ao e-mail, o Google solicitará um outro endereço de e-mail para que possam contactá-lo e seguir com o suporte. Por fim, uma tela te redirecionará para a página inicial da recuperação.

Costuma esquecer suas senhas? Veja esta dica

Uma forma de não perder mais o acesso a suas contas é mantendo seu login e senha salvos nos aplicativos e sites que mais utiliza. Para evitar que desconhecidos tenham acesso a esses apps ou ao seu navegador, os especialistas em segurança recomendam que você adicione uma barreira contra intrusos nos seus apps. Existem alguns aplicativos que oferecem a função de Cofre, como o dfndr security, aplicativo gratuito de segurança. Com ela, você pode colocar proteção por biometria, senha extra ou padrão em qualquer aplicativo instalado no seu celular, incluindo o Gmail. O passo a passo é bem simples:

1 – Instale o dfndr security. Você pode baixar o app aqui


2 – Toque em Ferramentas e depois em Privacidade. Por fim, escolha a função Cofre.
3 – Defina uma senha de acesso. Você pode escolher entre biometria, senha numérica ou padrão.
4- Escolha os apps que quer proteger.

*Texto originalmente publicado em 11 de julho de 2016.

PUBLICIDADE

Proteção em segundos. Instale o dfndr security.