Golpe do Bolsa Família já atingiu 600 mil brasileiros nas últimas 24 horas

Mensagem falsa que promete benefício do programa está sendo compartilhada pelo WhatsApp. Veja como se proteger!

Hackers estão atacando os beneficiários do Bolsa Família em um novo golpe no WhatsApp. A armadilha, que promete aos usuários do programa o direito de sacar a quantia de R$954, já foi bloqueada mais de 1 milhão de vezes pelo aplicativo de segurança dfndr security até o momento.

Como o golpe do Bolsa Família funciona

O golpe é compartilhado pelo WhatsApp através de um link. A armadilha incentiva as pessoas que já foram beneficiárias do programa Bolsa Família e ainda possuem o cartão do benefício a tocarem na mensagem para saber como sacar o valor de R$954,00.

Então, o usuário é levado a uma página para responder três perguntas: “Você possui o cartão bolsa família?”, “Você recebe todo mês?” e “Você conhece amigos ou parentes que recebe?”.

Independentemente das respostas fornecidas, ele é informado que precisa compartilhar o falso benefício com 10 amigos ou 10 grupos no WhatsApp.

Após o compartilhamento, o usuário é direcionado a uma página de cadastro, que o induz a baixar aplicativos que podem infectar o celular com vírus, além de deixá-lo vulnerável a outras ameaças. “O número de brasileiros que estão acessando o golpe do Bolsa Família não para de subir. Para se ter uma ideia, a cada uma hora, estamos bloqueando mais de 40 mil tentativas de acesso à armadilha e esse número deverá crescer significativamente. Isso porque esse perfil de golpe, utilizando a popularidade do WhatsApp, tende a ganhar escala rapidamente” diz Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab, laboratório de segurança digital.

Não caia na armadilha

Para não cair em golpes como este, Simoni alerta sobre a importância de manter um antivírus instalado no celular. O dfndr security, por exemplo, é o único app de segurança para o sistema Android que oferece proteção em tempo real contra ataques dentro do WhatsApp, SMS e Messenger. Ele detecta e avisa se um link é perigoso assim que você recebe uma mensagem maliciosa. O app é grátis e você pode baixar aqui.

“Além disso, se o usuário possui o sistema IOS no celular ou quer ter a certeza que uma página ou promoção é verdadeira, basta utilizar a ferramenta de verificação de links do dfndr lab, que avisa, em poucos segundos, se um link é falso”, completa Simoni.

PUBLICIDADE

acelere-seu-android-instale-dfndr-security

Tags: