Alerta: pacote de dados móveis de graça é o novo golpe dos hackers

Novo golpe compartilhado no WhatsApp oferece pacote de dados móveis de graça. Mais de 20 mil pessoas já caíram nessa cilada. Entenda como funciona!

Todos os dias, criminosos descobrem alguma forma de tentar enganar você. E, dessa vez, o golpe é com o pacote de dados móveis do seu celular. A falsa promessa para ganhar mais franquia de internet envolve diversas empresas de telefonia e está circulando pelo Whatsapp, através de um link malicioso e, ao clicar, o usuário cai na armadilha dos bandidos.

Como funciona o golpe dos dados móveis

Até o momento, os especialistas do DFNDR Lab, laboratório de segurança especializado no combate ao cibercrime, já contabilizaram mais de 20 mil acessos à falsa promessa. Entenda como ela funciona:

A vítima recebe um link pelo WhatsApp, prometendo aumentar a internet do celular de graça.

dados-moveis
Ao abrir, ela é induzida a realizar um rápido cadastro, informando seu nome, número de celular e operadora. Além disso, ela precisa compartilhar o falso link com mais 10 amigos.

dados-moveis
dados-moveis
Depois de compartilhar o golpe, o site encaminha a pessoa para uma segunda ação: informar seu número de telefone novamente, para realizar um cadastro em serviços de SMS pago, que irá gastar os créditos da vítima; ou, uma outra possibilidade, é induzir o download de um app falso, que pode infectar o aparelho do usuário e deixá-lo vulnerável a outras ameaças e prejuízos financeiros.

Como se proteger de golpes escondidos em links

Golpes que são mascarados através de links maliciosos são mais comuns do que você imagina. A armadilha do pacote de dados móveis é apenas um exemplo. Para se proteger, é importante que você tenha um bom antivírus instalado, como o DFNDR Security, aplicativo para Android gratuito. Ele detecta e remove ameaças do seu celular.

Leia mais: Antivírus no celular: 4 coisas que você precisa saber

Além disso, o DFNDR Security conta com a função Bloqueio de Hackers, que identifica e bloqueia sites e links falsos, impedindo que você caia em golpes.

Tags: