Golpe no WhatsApp promete falsos brindes do O Boticário

Até o momento, mais de 320 mil pessoas acessaram ou compartilharam o golpe no WhatsApp, segundo o dfndr lab

Hackers estão usando indevidamente a marca O Boticário para lançar uma série de armadilhas no WhatsApp. O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital, identificou quatro golpes que oferecem falsos brindes, perfumes, maquiagem e descontos de 100% em produtos da marca. Até o momento, mais de 320 mil pessoas caíram na armadilha. E o número de vítimas não para de subir! Por isso, alerte os seus amigos e familiares para não caírem na lábia de golpistas.

Como o golpe no WhatsApp funciona 

Cada golpe oferece um suposto benefício diferente, mas a forma de conduzir a vítima é quase sempre a mesma: ao tocar no link, o usuário é incentivado a responder perguntas sobre a empresa e, posteriormente, compartilhar o link malicioso com seus contatos e grupos do WhatsApp para ter acesso ao falso prêmio. Depois do compartilhamento, o usuário é induzido a fornecer dados pessoais e fazer downloads de aplicativos infectados com malwares.

“Não é de hoje que cibercriminosos se aproveitam de empresas que, geralmente, realizam ações promocionais para criar golpes quase idênticos as promoções verdadeiras. Além disso, é comum que os golpistas lancem esse tipo de isca em datas comemorativas – neste caso, o mês da mulher – já que são justamente nesses períodos que diversas marcas fazem promoções de seus produtos. Essas estratégias acabam potencializando o golpe o que, consequentemente, aumenta o número de pessoas afetadas”, comenta Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab.

Fique de olho

A empresa O Boticário realiza diversas promoções em seus canais oficiais. Por isso, muitas pessoas caem nos golpes que usam o nome da marca, já que esses se parecem muito com as promoções verdadeiras. Segundo os especialistas em segurança do dfndr lab, para não cair em ataques como esse, é essencial os usuários tomem algumas medidas de segurança:

1 – Tenha cuidado com links compartilhados em mensageiros, como o WhatsApp. Sempre verifique as informações compartilhadas nos sites oficiais das empresas, principalmente quando se tratar de supostas promoções, brindes, descontos ou até promessas de emprego.

2 – Na dúvida, você pode checar se um link é seguro na análise de links no site do dfndr lab. O serviço é gratuito e pode ser acessado pelo Android, iOS ou computador.

3 – Mantenha um bom antivírus instalado no celular. O dfndr security, por exemplo, além de antivírus, é o único app de segurança que oferece proteção em tempo real contra ataques dentro do WhatsApp, Messenger, SMS e Navegadores. Com a função Bloqueio de Hackers ativada, sempre que você receber ou acessar um link malicioso, será enviado um alerta ao seu celular para impedir qualquer tentativa de golpe ou roubo de dados. Você pode baixar o dfndr security grátis aqui.

Instale o dfndr security.

PUBLICIDADE

dnfdr security protege mais de 130 milhões de celulares. Baixe agora!

Tags: