Golpe no WhatsApp promete R$ 15 de crédito no celular. Cuidado!

Te prometeram créditos pré-pago pelo Zap? Não caia nessa, veja como se proteger!

Um novo golpe está circulando pelo WhatsApp! Segundo o time de segurança do DFNDR, o principal aplicativo antivírus do Brasil, nas primeiras 24 horas, mais de 300 mil pessoas foram enganadas ao acessarem um link malicioso, oferecendo a falsa promessa de R$ 15,00 de crédito para celulares com plano pré-pago.

Entenda porque tantas pessoas se tornaram vítimas

Toda a ação foi muito bem elaborada e conta com comentários de pessoas elogiando e recomendando a oferta. Mas tudo não passa de uma farsa.

O usuário recebe uma mensagem de um amigo ou grupo no WhatsApp com um link da falsa promessa. Ao acessar esse link, a vítima é induzida a compartilhá-lo com outras pessoas e, para concluir o processo, ela precisa informar o número do celular que deseja ganhar os créditos.

O número informado é automaticamente cadastrado em um serviço de SMS pago que rouba créditos ao invés de dar. E, pra aumentar ainda mais o lucro desses criminosos, eles pedem que o usuário tente se cadastrar novamente após 15 minutos, caso não tenha recebido os créditos.

Para não se tornar uma vítima e contribuir para uma internet mais segura, o time de segurança do DFNDR tem algumas dicas:

– Tenha um bom antivírus instalado no seu celular – dê preferência para aqueles que tenham uma função de antiphishing, como o DFNDR;

– Evite abrir e compartilhar links desconhecidos, mesmo que tenha recebido de gente conhecida;

– Soube de algum golpe que anda rolando? Alerte seus amigos para que eles também não caiam;

– Mantenha o sistema operacional do seu celular sempre atualizado;

– Faça download de apps somente em lojas oficiais, como a Google Play;

– Faça verificações de vírus com frequência no seu telefone.

Tags: