Hackers fazem ataque no Brasil e no mundo; veja como se proteger

“Vírus de resgate” sequestrou e bloqueou arquivos em mais de 74 países. Vítimas são chantageadas para recuperar seus dados

Ao menos 74 países, incluindo o Brasil, foram alvos de uma série de ataques, nesta sexta-feira, 12. Bandidos usaram um vírus, chamado Ransomware, que sequestra e bloqueia arquivos para fazer chantagem. Se não pagar o que eles pedem, a vítima perde os arquivos para sempre. O ataque desta sexta-feira só atinge computadores, no entanto,  o “vírus de resgate” pode invadir celulares também e controlar fotos, mensagens, senhas e outros arquivos do aparelho. Para se proteger agora, clique no botão abaixo e instale o antivírus do dfndr security no seu telefone.  

Bloquear-hackers-agora
Bloqueio total contra hackers
Os vírus de resgate (Ransomware) embaralham os arquivos usando uma chave de criptografia. Para devolver tudo, os criminosos chantageiam as vítimas exigindo o pagamento de uma quantia estabelecida por eles. Para se proteger deste tipo de crime é essencial:

– Ter um Antivírus instalado e atualizado no seu celular
– Respeitar os alertas do seu antivírus sobre ameaças oferecidas por sites, e-mails e aplicativos
– Fazer cópias dos seus arquivos e fotos mais importantes no Google Drive ou em um pendrive

Sobre o ataque
Segundo informações de agências internacionais, foram registradas mais de 45 mil ataques em 74 países, como Espanha, Taiwan, Rússia, Portugal, Ucrânia, Turquia e Reino Unido. No Brasil, os sites do Ministério Público e do Tribunal de Justiça saíram do ar. De acordo com o portal G1, a decisão dos órgãos foi por precaução. Já os sistemas de internet do INSS no Ceará, Rio e em Brasília  foram desligados após suspeita de invasão.

Tags: