Livox: app brasileiro de inclusão é destaque na ONU e Google

O app Livox foi desenvolvido no Brasil e apresentado com entusiasmo no evento deste ano do Google: o I/O.

Já falamos do Livox em outro post aqui no Blog, sobre os aplicativos brasileiros que vão bombar em 2015. Agora, este app considerado pela ONU como um dos melhores do mundo para inclusão social, ganha um post exclusivo. E o mais legal, ele foi desenvolvido no Brasil e apresentado com entusiasmo no evento deste ano do Google: o I/O.

Conheça o Livox

O Livox permite às pessoas portadoras de deficiência na fala se comunicar. O recurso pode ser instalado em dispositivos móveis e tem software baseado em algoritmos inteligentes que identificam deficiências e ajustam as respostas do programa para atender diferentes graus de deficiência motora, cognitiva e visual.

O Google se interessou pelo projeto, visitou Recife, conheceu Jonathan Lins, estudante de 17 anos e personagem do piloto gravado pela empresa e apresentado durante o Google I/O deste ano.

A ideia surgiu a partir de uma demanda de pai e filha. O analista de sistemas Carlos Pereira, em 2011, decidiu investir na criação de um software que amenizasse as dificuldades de comunicação com sua filha Clara, que sofre de paralisia cerebral decorrente de um erro médico durante o parto.

Além dos elogios da ONU e interesse do Google, Livox foi considerado a inovação tecnológica de maior impacto de 2014 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Hoje o app atende mais de 10 mil usuários em 25 idiomas.

E o Livox não terá dificuldade para ganhar o mundo. O software já está em fase de testes na rede municipal de ensino de Pernambuco e até 2016 pretende beneficiar cinco mil alunos com problemas na fala, permitindo a eles se comunicar nas salas de aula.

Outros destaques são a utilização pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ser o app objeto de pesquisa na área de cabeça e pescoço da UTI do Hospital das Clínicas, de São Paulo.

A população mundial agradece o amor de Carlos por Clarinha, capaz de mudar muito mais vidas que as suas próprias.

Tags: