Biblioteca tech: 10 livros para quem quer abrir uma startup

Neste post listamos alguns livros que vão te auxiliar na sua empreitada. Confira.

Se você quer se aventurar na abertura de uma empresa com base em tecnologia, uma boa dica é procurar conversar com outros empreendedores que já estão botando as ideias em prática. A outra é buscar inspiração na literatura, com livros que contam a história de grandes empresários ou formulam boas práticas de administração.

Com as dicas de Jhonata Emerick, CEO da 99 Motos; Mariano Camara, fundador da Whisgo; e Patrick Negri, CEO da Iugu, listamos alguns livros que vão te auxiliar na sua empreitada. Confira.

Veja também: Quais startups do Vale do Silício podem bombar em 2015

Sonho grande, Cristiane Correa

“Esse livro me deu insights em como ter uma cultura de meritocracia em uma startup, que normalmente se tem em um ambiente mais ‘cool’”, Jhonata Emerick.

O Mito do empreendedor, Michael E. Gerb

“Esse é um livro bem bacana para os técnicos (aquelas pessoas que são boas em alguma coisa) entenderem que isso não basta para empreender e ser bem sucedido. Em contrapartida, mostra dicas de como preparar seus funcionários, sobre gestão e administração para que seu negócio decole. Tudo isso com uma leitura fácil e agradável”, Mariano Camara.

Startup CEO, Matt Blumberg

“No meio da correria de gerir uma empresa, às vezes acabamos passando mais tempo apagando fogo do que evoluindo. Este é um ótimo livro para ajudar a colocar a cabeça fora d’água e entregar resultados, tanto para os clientes quanto para os acionistas”, Patrick Negri.

A Estratégia do oceano azul , W. Chan Kim e Renée Mauborgne

“Quem não gosta de navegar por um ‘oceano azul’ e empreender onde nunca ninguém empreendeu? O problema não é apenas a ideia, mas como trabalhar em um negócio que ninguém fez antes. Esse livro mostra o oceano azul e o vermelho, dois mundos completamente diferentes como estratégia de negócio. Ele explica o que fazer para ser bem-sucedido em cada um deles”, Mariano Camara.

The hard things about hard things: building a business when there are no easy answer, Ben Horowitz

“Em determinados momentos, a tomada de decisão é difícil. Esse livro mostra situações que provavelmente todo empreendedor vai passar. Eu me identifiquei bastante com ele e o deixo sempre na cabeceira da minha cama como fonte de consulta”, Jhonata Emerick.

What got you here won’t get you there, Marshall Goldsmith

“Empresas são formadas por pessoas. Gerir estas pessoas é sempre um grande desafio. O livro aborda temas de coaching para cargos executivos como forma de extrair o máximo da performance”, Patrick Negri.

O ponto da virada, Malcolm Gladwell

“Aborda como um negócio explode rapidamente. O que acontece com um produto, ideia ou comportamento quando vitaliza da noite para o dia. Outro assunto de interesse premente para os empreendedores”, Mariano Camara.

The virgin way: everything I know about leadership

Richard Branson deve estar na lista de leituras de qualquer empreendedor. Nesse livro, ele mostra formas de liderança pouco convencionais e cita que uma de suas mais poderosas ferramentas é seu bloco de anotações, dado sua dislexia”, Jhonata Emerick.

Manage your day-today: build your routine, find your focus & sharpen our creative mind, Jocelyn K. Glei

“É um livro bacana, na mesma direção do ‘The Power of Habit’. Fala um pouco sobre como formar um hábito e identificar os maus hábitos”, Patrick Negri.

Dica PSafe

Startup enxuta, Eric Ries

Considerado por muitos a bíblia das startups, o livro de Eric Ries traz conceitos inovadores para a criação e administração de uma empresa, com base em inovação, corte de custos e desenvolvimento ágil.