Conheça o Liva, o menor PC do mundo

Durante a Computex, feira de eletrônica da Ásia, foi apresentado o menor computador do mundo com sistema operacional Windows, o Liva PC.

 

A Computex 2014, maior feira de eletrônica da Ásia, apresentou uma novidade especial: o Liva PC, da Companhia taiwanesa Elitegroup Computer Systems (ECS). É o menor computador com Windows já desenvolvido no planeta. Ele pesa pouco menos de 200g e tem suporte para duas telas. Suas dimensões inigualáveis são de 118 mm (largura), 70 mm (altura) e 56 mm (espessura). O equipamento será vendido em formato de kit, tento que ser montado em casa, e custará cerca de US$ 200 (R$ 451).

Inicialmente, o modelo só terá suporte para Windows 8.1, mas em breve rodará Ubuntu e Windows 7. O pequeno PC tem processador Intel Bay Trail M com 2GB de RAM DDR3L e 32 GB de armazenamento do tipo eMMC. Ele também possui entrada de rede Gigabit, USB 3.0 e 2.0, Bluetooth 4.0 e Wi-Fi 802.11n, além de duas saídas de vídeo GVA que funcionam de maneira independente, e HDMI.

Resumidamente, será possível conectar dois monitores ao mesmo tempo. A sua placa ECS BAT consome no máximo 15 watts, o que aliviará a conta de luz em relação ao consumo de um PC tradicional.

Segundo informações da ECS, o LIVA vai concorrer com o mercado de PCs “low cost”, que não pesa tanto no bolso dos consumidores. Por isso, os mercados emergentes serão o seu grande alvo a partir do momento da distribuição.

O objetivo é atender a pessoas que não têm necessidade de um computador de grande desempenho. Jogar games modernos, por exemplo, está fora de cogitação. Softwares pesados também não rodam com precisão. Mas, para quem quer ter um PC conectado à TV, para consultar e-mails e navegar na internet, ele é ideal.

A previsão é que o Liva comece a ser vendido ainda no primeiro semestre de 2014. No Brasil, a empresa Positivo entrou em negociações com ECS para começar a produzir o pequeno equipamento. 

Tags: