Mini-CV Marissa Mayer

Conheca a história da mulher mais poderosa do Sillicon Valle e uma das mais influentes do mundo, Marissa Mayer, CEO da Yahoo!

Workaholic e de gênio difícil, Marissa Mayer está há mais de um ano na gestão do Yahoo!, empresa que não mais experimenta as épocas de bonança dos anos passados.

Uma figura enigmática, considerada rara e desconcertante, mas que também já fez parte das capas da revista Vogue, por ser um caso raro, uma executiva bonita e não apenas competente. É, também, a primeira mulher a ganhar um perfil nesta coluna fixa do Blog da PSafe.

Tem 39 anos, foi empregada do Google, onde chegou a trabalhar 250 noites inteiras. Aí teve um papel fundamental na transformação do simples buscador de internet na companhia geradora de produtos. Liderou a criação das plataformas do Google Imagens, Google News, Google Maps e Gmail.

Com muita capacidade técnica, mas pouco contato social, as pessoas lhe atribuíam um caráter obsessivo, aspecto que melhorou com o passar dos anos. Porém, para alguns, ela segue sendo a mesma executiva que chegava tarde nas suas reuniões de trabalho e que gostava que as pessoas fizessem fila para falar com ela em seu escritório, sem se importar com o cargo dos subordinados, gestores e analistas se misturavam na espera.

Nascida em Wausau, Winconsin, formou-se, com honras, na Universidade de Stanford, com mestrado e doutorado em Ciências da Computação. Promoveu mudanças radicais em vários produtos de Yahoo!, além de investir no desenvolvimento de um novo visual para o Flickr.

Nos 12 primeiros meses como CEO de Yahoo!, comprou mais de trinta startups, mas o que atraiu a atenção dos executivos foi sua decisão de participação da empresa Alibaba, principal portal de comércio eletrônico chinês, que se lançou na bolsa em setembro, gerando uma onda de dúvidas entre os investidores sobre o futuro do principal negócio da companhia.

Comprou uma casa de luxo na Califórnia, avaliada em US$ 35 milhões, escalou o Kilimanjaro em 2009, a montanha mais alta da África, gosta de correr, é dançarina de ballet e foi noiva do co-fundador e CEO da Google, Larry Page, mas o casamento Tech não decolou.

É uma das mulheres mais influentes do mundo. Convidada a vários eventos internacionais, como o Foro Econômico Mundial deste ano em Davos, onde debaterá futuras revoluções tecnológicas e científicas ao lado do fundador do Alibaba, Jack Ma, e a CEO da General Motors, Mary Barra.

Por ser hoje a mulher mais importante de Silicon Valley e a primeira engenheira que trabalhou na Google é, sem dúvida alguma, a imagem do poder feminino na atualidade. 

#forçanaperuca #opoderdobatom 

Tags: