Notebook ou Tablet? O Surface é os dois

Seguindo a tendência de aparelhos multiusos, o Surface pode ser utilizado tanto como tablet quanto como notebook. Ele tem o melhor de ambos.

A Microsoft tem estado no centro das conversas sobre tecnologia por dois assuntos: o tablet Surface e o lançamento do Windows 10.

Surface

Esse é um tablet que, diferente dos demais, roda com o sistema operacional Windows e tem entrada USB. Pode-se dizer que ele é um meio termo entre o PC e o Tablet. Pequeno, com tela touch, fino e leve; características de um tablete comum. Entrada USB, mouse, teclado e Windows; características de um computador. E ele vem com tudo isso. Você pode encontra-lo naa versões Surface e Surface Pro. Entenda a diferença:

Surface Pro

Surface Pro

A última versão lançada é o Surface Pro 3 que conta com Windows 8, Office 2013, tela de 12”, processador Intel Core i3, i5 ou i7.

O tablet vem para competir com os notebooks, uma vez que oferece dupla funcionalidade. A tela veio maior que a versão anterior e conta também com a tecnologia Clear Type para aumento do contraste e esquema multitarefas com tela dividida.

A caneta permite que você escreva e desenhe como se estivesse em um papel. Quanto ao design é uma parceria com a Intel que permite o aspecto mais elegante com as bordas mais finas. A Microsfot avisa que é o produto mais fino desenvolvido com um processador Intel Core.

Para utilizá-lo como notebook estão disponíveis diversos acessórios como teclado, mouse, adaptador para cabo de Ethernet e suporte com inclinação de 150°, o Kickstand. As TypeCovers, que são as bases com teclado e mouse (como um notebook), estão disponíveis em cinco cores. Elas se conectam magneticamente, o que permite um bom uso em qualquer posição.

O lado ruim dele é que a bateria dura pouco e não tem lugar para guardar a caneta. Rumores indicam que o Surface Pro 4 será lançado ainda em 2015 e com duas versões, uma com tela de 13” e outra com 14”. Além de vir com o Windows 10.

Surface

surface-2-keyboard

A última versão lançada é o Surface 2, com 10” de tamanho, processador NVIDIA TEGRA 4 (T40) de 1.7ghz, Quad-Core e internet 4G. Menor, ele também é mais barato que o Surface Pro. No entanto, ele funciona com o Windows RT, que aumenta a durabilidade da bateria. Também vem com uma versão do Office 2013 pré-instalada.

Apesar de bem parecido com o Windows 8, ele tem algumas limitações, como ser compatível apenas com programas baixados pela Windows Store e não permitir a atualização para o Windows 10. Ele também está presente em poucos aparelhos.

Windows RT

Esse OS foi criado para ter boa parte das funcionalidades do Windows, mas consumir menos bateria, sendo desenhado para dispositivos móveis. A última versão é o Windows RT 8.1, presente no Surface 2. Também vem com uma versão do Office 2013, otimizada para aparelhos ARM, instalado de fábrica e permite o uso de acessórios e entrada USB.

Tags: