Novo golpe do WhatsApp promete mudar a cor da tela do app

Saiba como se proteger desse golpe que já enganou mais de 1 milhão de brasileiros

Um novo golpe no WhatsApp vem circulando entre os usuários. Dessa vez, um link falso promete personalizar as telas do app com diferentes cores. Quando a pessoa acessa esse link, os criminosos induzem ela a baixar aplicativos suspeitos que podem conter vírus.

Segundo o time de segurança do DFNDR, o principal aplicativo antivírus do Brasil, nos últimos dias, mais de 1 milhão de brasileiros foram enganados.

Já que é possível trocar o papel de parede das conversas, muitas pessoas acabam achando que também existe opção de escolher uma nova cor para mudar o visual do aplicativo e, por isso, caem no golpe. O time de segurança do DFNDR identificou como ele funciona. Confira:

O usuário recebe uma mensagem divulgando o link falso. Ao tocar nele, uma página de ativação do serviço se abre. Esta página é tão bem feita e visualmente atrativa, que é comum gerar uma confusão a ponto de pensarem que ela é oficial do aplicativo.

golpe_whatsapp_cores

Após tocar em Ativar agora, uma nova página pede uma confirmação de usuário do app. Mas na verdade, a intenção dos criminosos é espalhar o link para conseguir novas vítimas.
Feito isso, o usuário precisa tocar novamente para ativar.

golpe_whatsapp_cores 2

Esse tipo de golpe tem se tornado cada vez mais frequente. Por isso, recomendamos que você não acesse e nem compartilhe links suspeitos, mesmo se forem enviados por conhecidos. Para garantir a segurança do seu celular, faça sempre uma verificação de vírus.

E quando estiver na dúvida sobre alguma ferramenta ou função oferecida pelo WhatsApp, fique ligado no nosso blog ou procure na internet alguma divulgação oficial do aplicativo. Eles estão sempre atualizando os usuários sobre as novidades.

Tags: