Novo Malware é detectado e infecta mais de 500 mil computadores

Laboratórios de segurança descobriram um ataque ordenado que tomou o controle de mais de 25 mil servidores Linux e Unix em todo o mundo, infectando pelo menos 500 […]

malware infecta servidores

Laboratórios de segurança descobriram um ataque ordenado que tomou o controle de mais de 25 mil servidores Linux e Unix em todo o mundo, infectando pelo menos 500 mil computadores com sistemas operacionais Windows e Mac. Segundo levantamento, a América Latina foi a que mais sofreu com o malware, com 900 servidores só no Brasil, 300 no México, 200 na Argentina e Chile.

O ataque conhecido como “operação Windigo” é capaz de infectar servidores e encaminhar milhões de spams utilizando essas máquinas. O vírus é capaz de sequestrar os servidores e infectar equipamentos que acessam banco de dados para roubar informações.

Os sites afetados por Windigo buscam infectar computadores com Windows utilizando uma sequência de comandos, já para os usuários de Mac aparecem anúncios de sites de namoro e os usuários de iPhone são redirecionados para conteúdo pornográfico online. 

A praga tem alto poder de propagação, uma vez que 60% dos sistes do mundo rodam em servidores Linux. É importante que webmasters e administradores analisem suas plataformas, e em caso de infecção, reinstalem o sistema operacional e alterem as senhas. Já o usuário comum, deve manter seu antivírus devidamente atualizado

Tags: