Conheça o vírus que ataca os usuários do WhatsApp por meio de áudio

Um vírus novo vem rondando no WhatsApp, ele ataca através de um arquivo de áudio que direciona o usuário a outra página. Saiba como se proteger.

Se você usa bastante o WhatsApp, deve ficar atento. Um novo vírus está solto pelo aplicativo. A infecção do smartphone acontece através de uma mensagem de voz.

A mensagem maliciosa aparece informando a seguinte frase: “Você tem uma nova mensagem de voz”. O que o aplicativo normalmente informa é “1 Mensagem de Voz”. As frases similares confundem os usuários, que facilmente acabam sendo vítimas desse vírus.

Como o vírus do WhatsApp age?

A frase falsa sobre a mensagem de voz é acompanhada de um botão para tocar. Quando o usuário clica sobre o botão, é direcionado para um link, no qual deve baixar a mensagem de voz que foi enviada a ele. O arquivo, porém, é um arquivo malicioso, mais precisamente o trojan Kuluoz A.27. Esta praga digital consegue roubar informações pessoais e senhas do usuário do smartphone. Uma vez instalado no smartphone, o cavalo de tróia também pode infectar o PC ou outros dispositivos, se o celular for conectado a eles.

É bom lembrar que todas as mensagens de voz enviadas pelo WhatsApp devem ser ouvidas diretamente pelo aplicativo. O usuário nunca deve baixar nenhuma extensão ou abrir qualquer link para ouvir a mensagem. Então, atente para a frase que aparece e, se for redirecionado para baixar qualquer arquivo, feche o navegador imediatamente.

Tags: