O que é roubo de identidade?

Saiba como esta prática criminosa afeta você!

O roubo de identidade é caracterizado quando alguém, sem autorização, usa qualquer tipo de informação pessoal de outra pessoa para tentar se passar por ela. Isso inclui senhas, e-mails, CPF, endereço, número de telefone, informações de cartão de crédito, data de nascimento, entre outros.

Esta prática criminosa ocorre quando um cibercriminoso se infiltra em uma fonte de dados e extrai informações confidenciais.

Mitos sobre roubo de identidade

Existem alguns mitos sobre fraudes online que precisam ser esclarecidos. Primeiro, será que somente usuários que usam senhas fracas em suas contas na internet estão em risco de serem hackeados?

A resposta é não. “Senhas consideradas fracas são mais vulneráveis a hackers, sim. No entanto, diversos cibercriminosos utilizam técnicas altamente sofisticadas para descobrir senhas e invadir sistemas. Dessa forma, ninguém está completamente a salvo de ter suas credenciais vazadas”, alerta Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital.

Outro mito comum é achar que, após ser hackeado, basta trocar a senha da conta afetada para tudo voltar ao normal. Mas, na verdade, você estará correndo um sério risco. Já parou para pensar que ter o e-mail hackeado pode ser mais perigoso do que você imagina?

Isso porque é com ele que você se cadastra e cria contas em outros sites, faz login em suas redes sociais, sincroniza senhas, armazena arquivos pessoais, como fotos e documentos e até registra o número de cartão de crédito em compras online. Por isso, ao ter posse de uma única credencial sua, um criminoso pode facilmente ter acesso a outros dados e, consequentemente, se passar por você para fazer compras, pedir empréstimos, abrir empresas falsas ou aplicar golpes em outros usuários.

Por último, existe o clássico mito em achar que apenas pessoas mais velhas clicam em links perigosos e caem em golpes na internet. Mas Simoni pondera que os cibercriminosos não miram em um alvo específico baseado em faixas etárias. “As fraudes online criadas por hackers atingem todas as idades e sexos. Ninguém está de fora dessa lista. Engenharia social, phishing, vazamento de dados e roubo de identidade são técnicas comuns e, infelizmente eficazes, usadas por cibercriminosos para fazer vítimas no ambiente digital”, completa.

Não seja a próxima vítima

Como usuário premium, você tem acesso ao recurso de Alerta de Roubo de Identidade. Com ele, você pode verificar a qualquer momento se suas credenciais – como e-mails e senhas – ou até informações pessoais – como histórico de conversas e endereço residencial – já vazaram na internet e quando aconteceu. Para verificar se suas credenciais estão seguras, é só tocar aqui. 

Além disso, usuários ULTRA ainda contam com o monitoramento contra roubo de identidade, que monitora 24h por dia todas as suas credenciais digitais. Sempre que for detectado um vazamento ou atividade suspeita envolvendo seus dados, você receberá imediatamente uma notificação por e-mail. Para cadastrar um novo e-mail no monitoramento, é só tocar aqui

Tags: