OS X x Linux x Windows: qual o melhor sistema operacional?

Escolhendo Windows ou MAC, você deve considerar um antivírus capaz de otimizar as máquinas. No Brasil, você conta com o PSafe Total

Escolhendo Windows ou MAC, você deve considerar um antivírus capaz de otimizar as máquinas. No Brasil, você conta com o PSafe Total

Tão importante quanto a escolha das peças do computador é o sistema operacional que a máquina irá rodar. Responsável pela interface gráfica e pela compatibilidade com as diversas aplicações, o OS também serve para integrar e garantir o bom funcionamento de todos os componentes do computador. Conheça os principais sistemas operacionais disponíveis no mercado e saiba qual escolher.

OS X

Considerado o sistema operacional com a interface gráfica mais bonita, o OS X é exclusivo para computadores da Apple. Entre as vantagens de ter uma máquina com o sistema da 'Maçã' está a segurança, mesmo não sendo 100% eficaz. O OS X tem uma quantidade menor de pragas direcionadas ao sistema, muito por causa da quantidade inferior de máquinas rodando OS X, se comparados com o Windows. Outra vantagem está na estabilidade. É difícil usuários de Mac reclamarem de travamentos ou crash de sistema, ainda mais se a máquina estiver com um SSD.

Entre as desvantagens está justamente a exclusividade para produtos da Apple. Como sabemos, por conta do preço Macbooks e iMacs ainda estão fora da realidade de muitos brasileiros. Não se compra um computador Apple atual e novo por menos de R$ 4 mil.

A incompatibilidade com Flash pode ser um problema, já que muitos sites e jogos ainda utilizam a tecnologia. Outra desvantagem está no preço de manutenção. Para resolver algum problema no sistema, técnicos cobram quase o dobro do que se fosse uma máquina com Windows. Além disso, fazer upgrade ou adicionar periféricos pode se tornar uma verdadeira luta, já que o sistema só aceita peças e componentes exclusivos.

Apesar das desvantagens, o OS X é considerado o melhor sistema operacional para quem trabalha com design, edição de vídeo e edição de áudio. Além disso, a nova atualização Yosemite permite uma maior integração com iGadgets. Será possível até mesmo atender e fazer chamadas direto no Mac.

Linux

Considerado o melhor sistema para entusiastas, o Linux é perfeito para quem não quer gastar muito. Uma das principais vantagens está justamente em ser leve e capaz de rodar em máquinas com configurações baratinhas. Como é Open Source, para quem tiver um pouco de noção de programação, facilmente conseguirá fazer adaptações. Além disso, existem poucos vírus que afetem a plataforma.

Já as principais desvantagens estão na incompatibilidade de jogos e componentes. Se você decidir instalar o Linux em uma máquina com Windows, pode ser que encontre dificuldade em encontrar drives compatíveis com o Linux. Além disso, os principais jogos atuais são exclusivos para o sistema da Microsoft.

Se você é um usuário pouco experiente, talvez o Linux não seja a melhor opção já que sua interface gráfica e usabilidade não são tão intuitivas. Agora se você já tem conhecimento de software ou está disposto a aprender a usar o sistema do Pinguim não se arrependerá. Vale ressaltar ainda que existem várias distribuições do sistema operacional, sendo o Ubuntu e Kurumin as mais comuns.

Windows

O sistema mais utilizado do mundo é também o preferido de muita gente, principalmente, por conta de ser um dos mais fáceis de usar. Porém, devido a sua grande utilização é um dos mais visados pelos hackers mal-intencionados.

A grande vantagem está na sua compatibilidade tanto de programas quanto de componentes, como peças e periféricos. Não tem nada melhor do que conectar um mouse ou placa de vídeo e o sistema reconhecê-los automaticamente, muitas vezes não precisando nem mesmo instalar drivers. Outro ponto positivo está na otimização para jogos. Muitos títulos atuais são exclusivos para Windows, tornando o sistema da Microsoft o preferido de gamers.

Uma das desvantagens está no preço. A versão mais atual Windows 8.1 custa mais de R$ 400. Isso favorece a pirataria e, consequentemente, muitas máquinas ficam sem atualizações e vulneráveis a ataques. Outro fator a ser considerado está nas pragas virtuais direcionadas ao sistema operacional. Excluindo sistemas móveis, estima-se que mais de 99% dos malwares são para sistemas Windows. Por isso, é essencial um bom antivírus como o PSafe Total para proteger a máquina.

Expostas as vantagens e desvantagens, para você, leitor, qual é o melhor sistema operacional?

Tags: