Propaganda com vírus no Yahoo infecta PCs de todo o mundo

Milhares de computadores foram infectados com ameaças depois de um anúncio malicioso ser publicado no site Yahoo. Os usuários da página clicavam para ver a propaganda e acabavam […]

Milhares de computadores foram infectados com ameaças depois de um anúncio malicioso ser publicado no site Yahoo. Os usuários da página clicavam para ver a propaganda e acabavam sendo vítimas do golpe, que foi descoberto e impedido imediatamente.

Como aconteceu

O ataque foi feito através de um banner publicitário. O usuário que se interessava pelo anúncio clicava no mesmo e era encaminhado para o kit de invasão, apelidado de Magnitude. Com isso, as vulnerabilidades do Java do computador eram automaticamente detectadas e as ameaças instalavam-se através de um hospedeiro.

Este hospedeiro inseria várias ameaças diferentes no sistema, como Zeus, Andromeda, Necurs, Drokbot/Ngrbot e Tinba/Zusy.

O golpe foi descoberto e acredita-se que tenha iniciado no dia 30 de dezembro, mas pode ter começado ainda antes. No período em que o banner malicioso estava no ar, cerca de 27 mil usuários por hora foram afetados pela ameaça. Este número é uma estimativa e especialistas dizem que os usuários mais afetados foram os que moram nos países França, Reino Unido e Romênia.

O banner já foi retirado do site e representantes do Yahoo informaram que vão continuar o monitoramento de anúncios, para evitar que novos ataques aconteçam.

Como se proteger

Estar atento ao formato dos anúncios é uma boa estratégia. Mas é ainda melhor poder se proteger com o PSafe Antivirus. Ele contém a Proteção Proativa, que detecta comportamentos suspeitos e, por isso, vai bloquear o acesso ao banner malicioso.

Além disso, você pode usar o navegador PSafe Web, fazendo o bloqueio de propagandas. Assim, você não vai nem ver os anúncios e vai ter ainda mais proteção!

Tags: