Regras de conduta para para serem aplicadas na tecnologia

Saiba como se portar em situações online, onde o mundo inteiro tem acesso, para evitar possíveis situações constrangedoras.

A invasão da tecnologia está mudando a forma de relacionamento interpessoal. No entanto, é preciso manter a civilidade para garantir um bom ambiente, seja na própria casa ou de amigos, em locais públicos ou no trabalho. Por isso, é necessário estabelecer regras de conduta. Manter a etiqueta no uso câmeras fotográfica, redes sociais, e-mails, mensagens eletrônicas, telefone celular etc. é fundamental.

O uso da tecnologia exige regras de etiqueta

  • No trabalho: O uso de smartphones como ferramenta de trabalho se tornou bastante comum, sobretudo em empresas que lidam com comunicação e tecnologia. No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados: não leia e-mails durante uma reunião, pois pode passar a impressão de que você não está prestando atenção, evite toques chamativos e altos e, de preferência, deixe o celular em modo silencioso.
  • No restaurante: Uma situação bastante comum são pessoas conversando no celular ou mexendo no Facebook à mesa. Este tipo de comportamento deve ser evitado, seja na frente dos colegas ou do garçom, pois pode dar a impressão de que eles estão sendo ignorados. Por isso, evite até colocar o smartphone sobre a mesa. Em último caso, deixe a tela do aparelho virada para baixo.
  • Em família: Em casa, o uso do telefone celular é mais liberado. Mas isto não significa que ele pode ser usado a qualquer hora. O momento em que a família está reunida, geralmente, é raro. Portanto, estar com a atenção voltada para ela é importante. Por isso, não use o smartphone durante as refeições. Evite ficar nas redes sociais comentando e interagindo com pessoas que estão longe, sobretudo, no caso de estar com pessoas mais velhas como avós e avôs.
  • Na rua: Um comportamento está se tornando comum: andar pela calçada trocando mensagens no Whatsapp ou no Facebook. O procedimento é perigoso, pois deixa o usuário distraído, correndo risco de ser atropelado. Além disto, a pessoa aumenta as chances de esbarrar em outro pedestre ou ser roubada.
  • No cinema, teatro ou show: Deixar o celular no modo silencioso dentro de salas de teatro ou cinema é uma exigência. Afinal ninguém gosta ter seu entretenimento interrompido por um toque de celular. Em shows, evite ficar o tempo todo tirando fotos ou fazendo vídeos com o braço levantado. Além de perder o espetáculo, este comportamento irrita quem está atrás de você.
  • Usando e-mail: Não escreva em caixa-alta, pois isto indica que você está falando alto ou gritando; não use letras coloridas, pois dificultam a leitura e deixam o texto pesado; seja educado e gentil, iniciando a mensagem sempre com “Oi”, “Bom dia” ou “Tudo bem?”; não repasse correntes ou alertas de spam e vírus para toda a sua lista; procure responder todos os e-mails que recebe em no máximo 24 horas; e tome todo o cuidado possível com a ortografia, pois erros de português são constrangedores e colocam sua reputação em descrédito.
  • Usando Whatsapp: Se você é um usuário de serviços de mensagens instantâneas, evite se tornar um chato e inconveniente que envia mensagem a cada minuto para todo mundo. Se realmente precisar se comunicar com a pessoa, envie mensagens deixando claro que é urgente.