5 dicas para deixar seu perfil do WhatsApp seguro

Veja como deixar seu perfil do WhatsApp seguro contra pessoas mal-intencionadas e proteja suas conversas de bisbilhoteiros.

Uma pesquisa¹ divulgada pelo Datafolha revelou que o WhatsApp é o aplicativo mais usado por nove de cada dez entrevistados. E tem mais: 71% dos usuários compartilham mensagens confidenciais e pessoais com seus contatos, incluindo assuntos íntimos, documentos e informações financeiras. Por isso, é muito importante adotar alguns cuidados para manter seu perfil do WhatsApp seguro.

WhatsApp na mira dos criminosos

Segundo o Relatório da Segurança Digital no Brasil divulgado pelo dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital, houve um crescimento de 107% de phishing via app de mensagens no último trimestre de 2017. A maior parte dessas detecções, cerca de 79%, é feita dentro WhatsApp, o que mostra que o app é o favorito dos hackers para disseminar golpes. Isso porque o mensageiro tem grande capacidade de viralizar suas mensagens e conteúdos, sendo capaz de atingir milhares de pessoas em pouco tempo.

“É importante preservar informações pessoais no WhatsApp, como status e fotos e, também, ter cuidado com todo conteúdo compartilhado aos contatos. Qualquer descuido pode ser o suficiente para um hacker ter acesso a dados íntimos dos usuários”, comenta Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab.

Como manter seu perfil do WhatsApp seguro

Confira 5 dicas importantes para manter seu perfil do WhatsApp seguro e protegido de pessoas mal-intencionadas:

1 – Ative a verificação em duas etapas
Esse recurso garante mais segurança ao seu perfil. Ao ativar, qualquer verificação do seu número de celular no WhatsApp deverá ser acompanhada de um PIN de acesso.
Como ativar: vá em Configurações > Conta > Verificação em duas etapas > Ativar

 

2 – Coloque uma senha extra

Adicionar uma senha de acesso no WhatsApp é uma ótima maneira de impedir que fofoqueiros e pessoas não autorizadas leiam suas conversas pessoais. O dfndr security, por exemplo, oferece a ferramenta de Cofre gratuitamente e você pode proteger seu aplicativo em poucos segundos. Para baixar o app, é só clicar aqui.

3 – Impeça que estranhos visualizem sua foto do perfil

Pessoas mal-intencionadas podem estar de olho na sua foto de perfil. Por isso, é recomendável que você deixe-a visível apenas para seus contatos.
Como ativar: vá em Configurações > Conta > Privacidade > Fotos do perfil > Meus contatos

 

4 – Tenha cuidado com versões falsas

Vai baixar o WhatsApp? Fique de olho nos aplicativos disponíveis para downloads na Play Store. Hackers podem se aproveitar de brechas de segurança para inserir apps falsos à loja do Google, que poderão causar danos ao seu aparelho, como infectá-lo com vírus. Segundo o dfndr lab, foram detectados 755 mil ataques de malwares da categoria cópia maliciosa somente no quatro trimestre de 2017. Por isso, antes de fazer download, verifique se o desenvolvedor do aplicativo corresponde à marca WhatsApp.

5 – Bloqueie contatos indesejados

Sabe aquele contato inconveniente? Você pode bloqueá-lo no WhatsApp para não receber mensagens, ligações e atualizações de status.
Como bloquear: vá em Configurações > Conta > Privacidade > Contatos bloqueados > Toque em adicionar > Selecione o contato que deseja bloquear

 

_______________________________________________________________________________________________________
¹Pesquisa “Hábitos de uso de aplicativos”, em que foram realizadas 2.393 entrevistas em todo o Brasil, entre 24 e 28 de novembro de 2016.

Tags: