22,6 milhões de brasileiros já foram vítimas de scammers

Pesquisa realizada pelo dfndr lab afirma, ainda, que Facebook é a principal plataforma de abordagem de scammers com suas vítimas

Uma pesquisa recente realizada pela PSafe, desenvolvedora dos aplicativos dfndr, revelou que 1 em cada 5 brasileiros já foi vítima de golpes de scammers, o que representa 22,6 milhões de potenciais vítimas em todo país. O Facebook segue como principal ponto de encontro de perfis falsos, segundo 45,4% dos entrevistados.

Dentre as vítimas de scammers, 5,9% foram chantageadas; 4,8% tiveram suas contas na internet hackeadas; 3,9% tiveram prejuízo financeiro; 2,4% tiveram fotos íntimas vazadas; e 2,0% tiveram dados expostos.

Clique aqui para conferir a pesquisa na íntegra.

Engenharia social é o método mais usado pelos scammers

Scammers são perfis falsos em redes sociais que têm como objetivo principal seduzir pessoas e aplicar golpes financeiros. Para enganar seus alvos, os criminosos utilizam a engenharia social como estratégia, fazendo uso de manipulação psicológica para induzir as vítimas a realizar ações específicas. Diferente de outros tipos de ciberataques, esse método não faz uso de sistemas sofisticados ou softwares de última geração.

A vulnerabilidade emocional das vítimas é muito explorada pelos scammers. Segundo Emilio Simoni, diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital da PSafe – os criminosos identificam suas potenciais vítimas em redes sociais por meio da análise de uma série de característica em seu perfil.

“A primeira delas é boa situação financeira, já que o objetivo principal do golpe é a extorsão. Outros fatores que são prioritários na escolha da vítima é se a pessoa tem meia idade e se está recém-divorciada ou viúva. Muitos scammers se passam por estrangeiros bem-sucedidos, militares ou viúvos. A partir disso, é iniciado o contato em que passam a tentar conquistar sua confiança diariamente”, explica Simoni.

A armadilha perfeita dos scammers

Após a aproximação com a vítima, o scammer pode alegar que realizou o envio de um suposto presente, mas depois finge que o mesmo caiu na alfândega e, para liberá-lo, uma pessoa liga pedindo uma quantia em dinheiro. Além disso, é comum que os golpistas façam chantagens em troca de dinheiro, ameaçando expor conteúdos sigilosos da vítima, como dados, credenciais, fotos e vídeos íntimos.

Como identificar e se proteger de scammers

Simoni alerta que, ao conhecer pessoas virtualmente, são necessários alguns cuidados essenciais:

1 – Desconfie da aproximação de pessoas desconhecidas na internet, principalmente se elas pedirem ajuda financeira ou acesso a seus dados pessoais.
2 – Tenha uma solução de segurança que detecta scammers. É essencial utilizar soluções de segurança que detectam perfis falsos, como o dfndr security.
3 – Fique atento às argumentações e analise a fundo o perfil social de quem está conversando com você. Por exemplo, se só tem contatos do sexo oposto, se alegam que são são militares ou pessoas bem-sucedidas ou se só postam fotos com crianças e animais.
4 – Cuidado com o compartilhamento de suas informações. Fotos e vídeos estão constantemente na mira de pessoas mal-intencionadas e, com os scammers, não é diferente. Todo cuidado é pouco quando a intenção é compartilhar conteúdos íntimos.
5 – Peça que a conversa seja por vídeo e solicite sinais específicos, como um gesto. A maioria dos scammers utilizam imagens de outras pessoas para enganar suas vítimas e, por isso, evitam usar vídeos. Os mais avançados conseguem simular câmeras utilizando vídeos gravados por outras pessoas e, neste caso, eles não conseguiriam fazer gestos solicitados por você.

 

Instale o dfndr security.Instale o dfndr security.
 

 

Tags: