Senhas fortes não bastam contra invasores

Muitas violações de identidade podem ser evitadas com melhores práticas e senhas mais fortes.

As senhas são nossas ferramentas primárias de segurança em dispositivos eletrônicos, sites e aplicativos em geral. É por meio dela que temos acesso a tudo, desde a década de 90. Mesmo assim, ainda não aprendemos a lidar com elas, já que são a principal porta de entrada para violações de privacidade e ataques hackers, tanto a pessoas físicas quanto a empresas.

Veja também: Conheça quais foram as piores senhas de 2014.

Atualmente, esse problema se agravou. Cada um carrega consigo, em smartphones e tablets, informações sensíveis da sua vida pessoal e até do local onde trabalha, em aplicativos e armazenamentos em nuvem. A perda ou comprometimento dessas senhas é um fator comum.

É claro que o uso de senha convencional já não garante proteção há anos, e todos devem adotar medidas adicionais para garantir sua segurança. Níveis extras de autenticação são necessários para verificar a identidade dos funcionários que usam suas senhas, e as empresas devem começar a ter esta atitude como padrão.

Muitas violações de identidade podem ser evitadas com melhores práticas e senhas mais fortes.

Confira dicas para se proteger:

– Utilize a “autenticação de dois passos”. A maioria dos serviços oferece um sistema baseado em código simples que você envia uma senha numérica por SMS para garantir-lhe as credenciais de login;

– No caso das empresas, certifique-se que as medidas de segurança incluam treinamento formal da equipe no uso de senhas. Elas precisam ser fortes e longas. Usar códigos em vez de palavras individuais. Por exemplo: troque “supersenha850” por “8suPer5Senh0a”;

– Crie um perfil único para todos os logins corporativos, com privilégios segmentados para trabalhadores, individualmente. Desta forma, quando alguém sai da empresa, eles podem ser removidos automaticamente;

– Para auxiliar a produtividade, torne mais fácil para os funcionários o acesso ao trabalho onde ele estiver. O ideal é dar permissão a todos a uma área segura de armazenamento em nuvem, com suas aplicações e atribuições de trabalho em geral;

Apenas senhas fortes não bastam

Mesmo que todas as suas senhas sejam diferentes entre os serviços que usa, você terá muitos problemas se um hacker entrar no seu e-mail. Com acesso à sua conta, eles podem resetar a senha em qualquer outro serviço e é, por isso, que você deve considerar usar um endereço de e-mail que não seja o principal para resetar senhas e outras opções de recuperação.

Existem diversas opções e e-mails grátis, e você pode ter quantas contas quiser. Então faça um novo endereço de e-mail e mude todas as opções de recuperação para essa caixa de entrada. Se algum dia alguém conseguir entrar no seu e-mail, tudo estará salvo.

Você também deve garantir que as suas perguntas de segurança não sejam fáceis para outra pessoa responder. Qualquer um pode adivinhar sua cor favorita ou seu time. Ao invés disso, aumente a proteção das suas perguntas de segurança adicionando mais palavras, escolhendo palavras-chaves na pergunta. Dessa maneira, elas realmente vão se tornar perguntas que apenas você saberá responder.

Faça backup de seus dados

Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Então, mesmo que você considere suas senhas as mais originais e difíceis do mundo, faça um backup de tudo o que for indispensável para você. Aqui você pode ver três maneiras diferentes de fazer esse trabalho. Já neste link você confere como fazer backup especificamente de seus arquivos no sistema Android.

Use antivírus o tempo inteiro

Outra boa maneira de se manter longe de invasões é ter em seus aparelhos bons programas antivírus. O PSafe Total é ideal para proteger seu computador contra qualquer ameaça, fazendo varreduras precisas e analisando os programas que entram na sua máquina.

Já o PSafe Total Android cai como uma luva para o seu dispositivo móvel. Além de fornecer toda a proteção necessária contra malwares e invasores, ele ainda conta com ferramentas de privacidade que incluem senha extra para seus aplicativos.