Smartphones: da diversão à conveniência do consumo online

Brasileiros descobrem as vantagens de comprar pela internet — e, cada vez mais, usando o smartphone

O brasileiro está mais digital até na hora de fazer compras. Ao menos é o que indica a pesquisa Comércio Móvel no Brasil, promovida pelo Mobile Time em parceria com a Opinion Box. Segundo o estudo, só entre setembro de 2015 e março de 2016, o número de brasileiros com smartphones que afirmam ter feito compras de produtos físicos online, usando o celular, saltou de 41% para 61,8% — um incremento expressivo, de quase 21 pontos percentuais.

Leia mais: Esqueça a Black Friday: 5 dicas para comprar barato o ano todo

A mudança  de comportamento não acontece só pela comodidade de comprar sem sair de casa, que tem conquistado muitos consumidores. Varejistas do país todo têm feito esforços, especialmente em ocasiões como a Black Friday, para direcionar os hábitos dos clientes para as plataformas mobile, seja pelo oferecimento de descontos exclusivos para compras em aplicativos, seja por regalias como frete grátis ou até navegação gratuita.

O que move o brasileiro a comprar pela internet?

Apesar disso, segundo a pesquisa, 62,2% dos brasileiros afirmam que a comodidade é o que os motiva a adquirir itens físicos online. 17% acham que comprar pela internet é mais rápido, enquanto para 14,4% o que conta é a praticidade. Apenas 4,7% afirmaram comprar pela internet, usando o smartphone, motivados por descontos ou condições especiais oferecidos pelas lojas.

A pesquisa ainda estudou com que frequência os internautas fazem compras online por apps ou sites mobile, e o resultado chama a atenção. 3,1% compram diariamente; 9,6%, ao menos uma vez por semana; 45,7%, no mínimo uma vez por mês e, 41,6%, raramente. Além disso, confirmou-se que os itens mais adquiridos online no Brasil são roupas, eletroeletrônicos e livros.

Do online para o offline

Não são só as compras de itens físicos que têm feito sucesso no universo mobile brasileiro. Serviços como delivery, transporte, hospedagem e ingressos para eventos também têm feito sucesso expressivo no país.

E você, costuma comprar online? Concorda que já existe mais segurança, ou prefere fazer suas compras numa loja física? Comente com a sua opinião!

Tags: