O que significa a tela azul da morte. Quais são os riscos?

O BSoD ou a famosa tela azul que aparece na tela dos computadores, mas também celulares. Entenda o que aconteceu e por que é preciso reiniciar a PC.

A temida 'tela azul da morte' ou BSoD. Ninguém quer ver este pop-up quando está em meio desse importante documento. É o pior tipo de erro que pode ter seu computador. Basicamente significa que o sistema encontrou um erro irrecuperável e crítico e deverá reiniciar o sistema. Tudo o que ficou sem salvar antes do acidente provavelmente se perdeu para sempre e pode ter mais problemas de hardware e software que fará que o erro se repita. Enquanto uma queda de uma aplicação somente significa que tem que reiniciar a aplicação que estava trabalhando, no BSoD significa que o software de controlador de hardware caiu ou tem algum problema mais intrínseco com o hardware do sistema básico, ou que se produziram erros de instalação ou inicialização.

Causas da "tela azul"

Problema da tela azul, conheça!

A causa fundamental é o que se denomina o "erro de parada" que causa que o Windows caia. Quando isto ocorre, só reiniciar o computador será capaz de deter o problema, o que significa uma possível perda de dados valiosos. Isto acontece porque os programas que estavam sendo executados não têm a chance de salvar os dados que estavam utilizando. Guardando com regularidade, pelo menos é possível mitigar o risco de perder dados valiosos. O problema pode ocorrer por hardware ou software com defeitos, que pode significar graves problemas dependendo do tipo de erro que aconteceu.

Conselhos importantes para evitar BSoDs em um PC:

As telas azuis são preventivas e, felizmente, cada vez menos PCs têm estes problemas graças a Microsoft, que desenvolveu ferramentas para preveni-los. Mas, para as poucas vezes acontece, deve estar preparado. Tenha certeza que seu hardware está bem e seu software de controlador atualizado para ajudar a ter certeza que seu PC não será vítima de erros mortais. Inicie em modo seguro ou utilize a função Restaurar Sistema se BSoDs for um problema recorrente.

Além disso, faça uma verificação de malware assim como de vírus com um programa de proteção online. Já que os vírus podem causar BSoD, é importante ter certeza de que seu sistema está livre de vírus todos os dias. Você pode usar o botão de verificação do PSafe Total para saber se seu equipamento está seguro, ele também corrige erros do sistema, evitando o problema. No último dos casos, você deverá voltar a instalar Windows ou comprar um novo computador.

BSoDs em smartphones:

PC não é o único lugar onde pode acontecer este tipo de erros críticos. Os smartphones têm também BSoDs e enganos similares. O problema foi visto particularmente no IPhone 5S. Devido a problemas ao mexer o Apple iWork a outros aplicativos, o telefone de repente mostra um flash azul e depois se reinicia por conta própria. Lamentavelmente, iWork não é o único aplicativo que tem problemas. Os aplicativos estão falhando o dobro que no iPhone 5 com uma taxa de 2% em comparação com 1% dos modelos anteriores.

Felizmente, os telefones Android parecem ter menos problemas com quedas do sistema. Entretanto, os vírus tais como ataques SMS com enormes quantidades de texto para sobrecarregar o telefone, podem causar quedas tanto de iphones como do Androids. Para proteger também seu celular, baixe o PSafe Total para Android. Ele te permite procurar vulnerabilidades em seu telefone, bloquear mensagens não desejadas ou Spam e encontrar vírus para prevenir que aconteçam problemas como este e proteger o telefone contra falhas ou quedas do sistema.