Golpe promete tratamento odontológico gratuito

Mais de 165 mil brasileiros receberam, acessaram ou compartilharam o golpe até o momento.

O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital, identificou um novo golpe que finge ser um programa social do governo para promover um suposto tratamento odontológico 100% gratuito à população. Intitulado como “Brasil Sorridente”, o ataque já afetou 165 mil pessoas que receberam, acessaram ou compartilharam o link malicioso desde o mês de maio. Por dia, são registrados, pelo menos, 2012 novos acessos à fraude.

Como funciona o golpe do tratamento odontológico gratuito

Ao tocar no link do golpe disseminado pelo WhatsApp, o usuário é incentivado a informar seu estado, cidade e tipo de tratamento que deseja realizar. Depois, ele precisa fornecer dados pessoais – como nome completo, telefone e e-mail – além de compartilhar o link do ataque com mais 5 contatos do WhatsApp. Por fim, o usuário é induzido a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes e, depois, direcionado a páginas falsas para visualizar anúncios fraudulentos.

“Golpes que se aproveitam de programas reais do governo como temática são bastante comuns e, infelizmente, são os que mais fazem vítimas, já que tem bastante apelo da população. Neste ataque em especial, o hacker direciona o usuário para páginas com publicidades suspeitas e, a cada nova visualização, o cibercriminoso ganha mais dinheiro. A grande lucratividade do golpe para o hacker acaba explicando o porquê ele continua ativo desde o mês de maio”, comenta Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab.

Leia mais: 1 em cada 5 brasileiros já foi vítima de roubo de identidade na internet

Como se proteger de golpes no WhatsApp

1 – Tenha cuidado ao tocar em links compartilhados no WhatsApp. Sempre verifique as informações compartilhadas nos sites oficiais das empresas, principalmente quando se tratar de supostas promoções, brindes, descontos ou até promessas de emprego.

2 – Na dúvida, você pode checar se um link é seguro na análise de links no site do dfndr lab. O serviço é gratuito e pode ser acessado pelo Android, iOS ou computador.

3 – Mantenha um bom antivírus instalado no celular. O dfndr security, por exemplo, além de antivírus, é o único app de segurança que oferece proteção em tempo real contra ataques dentro do WhatsApp, Messenger, SMS e Navegadores. Com a função Bloqueio de Hackers ativada, sempre que você receber ou acessar um link malicioso, um alerta será enviado ao seu celular para impedir qualquer tentativa de golpe ou roubo de dados. Você pode baixar o dfndr security grátis aqui.

Instale o dfndr security.
 

Leia mais: Mulheres são as maiores vítimas de scammers no Brasil

 

PUBLICIDADE

Proteção em segundos. Instale o dfndr security.