Tudo sobre o Windows 9

Conheça os melhores apps para aprender novos idiomas de forma simples, eficiente e barata

O novo sistema operacional da Microsoft está previsto para ser lançado em abril de 2015, mas supostas imagens que vazaram na internet deram o que falar entre aqueles que estão curiosos para saber como será o Windows 9. A captura mostra o novo “Menu Iniciar”. De acordo com o site “Neowin”, o print tirado é “de uma versão inicial da próxima geração do Windows".

Mesmo assim, há dúvidas se a imagem é do Windows 8.1 ou do Windows 9. A inscrição "Win 8.1 Pro" no canto da tela não explica muita coisa, pois a Microsoft testa o sistema internamente com esse tipo de marcação. A informação indica, porém, que a imagem deva ser legítima. Ao menos foi isso que o site afirmou ter ouvido de fontes da empresa.

Outra imagem mostra as Configurações do PC rodando no desktop. Ela destaca um pouco da interface do sistema, mas também não foi confirmada pela Microsoft como sendo do Windows 9. A empresa vai começar a falar mais abertamente do assunto nos próximos meses.

De acordo com o site “BGR”, quando o próximo Windows 9 for carregado em um desktop ou laptop, a interface do usuário principal será o modo de área de trabalho padrão com que os usuários de longa data do Windows estão familiarizados. Quando ele é carregado em um smartphone, por sua vez, a principal interface será mais parecida com a  Metro, que foi introduzida com o Windows 8.

 

Curiosidades sobre o novo Windows

Uma opção que pode ser parte do novo sistema operacional é a de Live Tiles interativas. São blocos de aplicativos presentes no “Menu Iniciar” do Windows 8 e do Windows Phone, que mostram notificações antes mesmo de abrir o aplicativo.

Um exemplo disso seria o uso do aplicativo de músicas, em que o usuário poderia, além de visualizar as informações da faixa tocada, alternar entre as canções e aumentar ou diminuir o volume, sem a necessidade de abrir o aplicativo.

A Microsoft também espera, com o novo programa, introduzir um conceito inédito de convergência. Isso quer dizer que a interface do Windows 9 vai se adaptar a qualquer dispositivo, oferecendo as funcionalidades necessárias para o bom funcionamento do mesmo. O sistema vai detectar, por exemplo, se temos um teclado externo, um mouse etc.

Desde que o Windows 8 foi lançado houve muitas reclamações sobre o fim do botão Iniciar e seu respectivo menu associado. A alteração obrigou a uma mudança de hábito dos usuários. Mas, o Windows 9 voltará com a funcionalidade.

Além disso, o Windows 9 pode ser gratuito para os utilizadores que já tenham o Windows 8.1 Update 2. Essa, porém, é uma questão que ainda não foi confirmada pela empresa.

Tags: