Vírus no celular? Aprenda como identificar e eliminar de vez

Veja como proteger seu celular contra vírus e ações de hackers

Está desconfiado de que pegou algum vírus no celular? Não se preocupe, a gente te ajuda a identificar se o seu aparelho está infectado e ensina como eliminar qualquer ameaça.

Leia também: Entenda o que é Trojan ou Cavalo de Troia

Como identificar se realmente tem algum vírus no celular?

Quando um malware se instala no seu celular, ele pode executar ações no aparelho sem a sua permissão. Muitas vezes, algumas dessas execuções passam despercebidas por nós no dia a dia. Pensando nisso, a equipe do dfndr lab laboratório de segurança especializado no combate ao cibercrime – separou as situações mais comuns para te ajudar a identificar se o seu Android foi infectado ou não. Confira:

Aplicativos que você não lembra de ter instalado

É muito comum que malwares baixem apps maliciosos no seu celular sem que você perceba. Então, caso encontre algum aplicativo desconhecido instalado no seu celular, desinstale imediatamente.

Celular desligando sozinho ou bateria acabando rápido

Se o seu celular está desligando sozinho quando ainda tem bateria ou a bateria está acabando muito rápido mesmo sem você usar o aparelho, isso também é um sinal de vírus.

Anúncios e propagandas aparecendo o tempo todo

Anúncios são muito comuns em Android. Mas se você notar que toda hora uma propaganda pula na sua tela sem você mexer em nada, isso pode ser sinal de vírus.

Crédito acabando rápido ou conta muito alta

Ao instalar um vírus no seu celular, alguns hackers conseguem controlar o seu aparelho. Assim, eles podem fazer ligações e enviar mensagens sempre que quiser.
Então, se sua conta está vindo muito alta ou seus créditos estão acabando muito rápido, fique de olho na sua caixa de saída de SMS (mensagem de texto) e no seu registro de ligações.

Leia também: O que é https e para que serve?

Como eliminar de vez as ameaças e colocar proteção contra vírus no celular?

Se você se identificou com alguma das situações acima, não se desespere, a solução é simples: instale um antivírus.
Mesmo que o vírus já tenha infectado o seu celular, os aplicativos de antivírus são capazes de identificar e eliminar a ameaça imediatamente. Além disso, se você manter o app sempre atualizado, ele continuará protegendo seu telefone de outros possíveis ataques.

Dê preferência para um antivírus de alto nível de eficácia que seja capaz de te alertar sobre riscos antes de você passar por eles, como o dfndr security – gratuito para Android – que faz verificações automáticas sempre que um app é baixado, varreduras completas em todo o sistema do telefone e envia alertas de segurança imediatos sempre que o usuário acessa um site desconhecido ou clica em um link malicioso.

Assista agora um tutorial sobre como remover vírus definitivamente do celular:

Dica importante: Mesmo que o seu celular esteja funcionando normalmente, não espere o pior acontecer: aposte na instalação de um bom antivírus. Para instalar o dfndr security, toque aqui.

PUBLICIDADE

acelere-seu-android-instale-dfndr-security

Tags: