WhatsApp Gold é novo link malicioso nos smartphones

Páginas nas redes sociais simulam a veracidade do golpe no WhatsApp

Existe um perfil “oficial” do falso WhatsApp Gold no Instagram, convidando usuários a instalarem e receberem atualizações beta do aplicativo, assim como uma página de Facebook divulgando a suposta novidade.

Este ataque descoberto pelo time de segurança do DFNDR, o principal aplicativo antivírus do Braisl, faz usuários enviarem um link de uma matéria sobre novas fontes no WhatsApp. A novidade realmente existe, mas os hackers utilizaram a notícia para espalhar vírus e colocar em risco a segurança dos smartphones. Ao clicar, o usuário é redirecionado para versão falsa do aplicativo.

Leia mais: WhatsApp ganhará novas fontes

Ao compartilhar o link com seus contatos e tentar instalar o WhatsApp Gold, ele é redirecionado para propagandas ou inclusão do número em serviços pagos de SMS, fazendo com que o usuário tenha prejuízo financeiro mesmo sem ter um vírus instalado no seu celular.

O CEO da PSafe, desenvolvedora do aplicativo DFNDR, Marco DeMello alerta sempre que um “cérebro biológico” não é capaz de se defender de um “cérebro eletrônico” (ataque cibernético). Por isso, ter um antivírus instalado no celular é extremamente importante.

Desconfie sempre de extensões executáveis (.exe) e links que chegam por mensagens. O usuário que utiliza um aplicativo de antivírus que possua bloqueio de antiphishing (páginas maliciosas), como o DFNDR, é alertado sobre a ameaça assim que ele clica na URL, podendo evitar o dano. Em média, o DFNDR bloqueia 500 mil URLs maliciosas por dia.

Tags: