Wi-Fi aberto: é preciso ter segurança reforçada

Com estas dicas você pode passar a usar wi-fi aberta sem correr tantos riscos. Entenda!

O sonho de qualquer viciado em internet é estar sempre conectado. E qual é a sensação que temos quando nos deparamos com uma conexão Wi-Fi aberta? Conectar na hora, não é mesmo?! Mas a facilidade pode se tornar uma verdadeira armadilha.

Não esqueça o ditado da vovó: “Laranja madura na beira da estrada…”. Pois é. Devemos estar prontos para não sermos surpreendidos. Não estamos querendo que ninguém deixe de aproveitar um Wi-Fi aberto dando sopa por aí, mas prudência e canja de galinha não fazem mal. Isso é uma verdade que ninguém contesta!

Algumas dicas podem tornar o acesso a redes wi-fi mais seguro. Para início de conversa, a aquisição de um software antivírus é de extrema importância, pois protege o usuário não só nas conexões abertas como nas confiáveis, afinal elas também estão sujeitas aos ataques cibernéticos. O antivírus resguarda os dados de navegação e pessoais, além de garantir a segurança das transações que podem ser realizadas. O firewall ativado também funciona como uma barreira contra invasões.

Além destes itens de segurança alguns truques são bastante eficazes para driblarmos os malfeitores.  Utilizar os ‘https’ nos endereços da web garante que as informações estão sendo encriptadas e, portanto, seguras. Nem sempre os sites mostram o ‘https’ e para atestar podemos utilizar o aplicativo HTTPS EVERYWHERE

Não utilize internet banking ou realize compras online em conexões abertas. É preciso o máximo de segurança para realizar operações como estas, mesmo resguardados pelo antivírus.

Cache

Esvaziar o cache também ajuda, pois elimina resíduos da sua navegação e possíveis scripts ‘envenenados’ que são feitos para ficar durante anos no cache.

Compartilhamento de informações

Evite o compartilhamento, pois desta forma suas informações podem ser vistas pelo administrador da rede. Por fim, conhecer o nome da rede também funciona de maneira positiva.

Uma vez resguardado por estas dicas, aproveite a sua navegação free.

Tags: