Windows XP na mira de cibercriminosos

Depois do anúncio da Microsoft de que o Windows XP será descontinuado e não terá mais atualização contra ameaças virtuais, a luz amarela de alerta se acendeu não […]

Depois do anúncio da Microsoft de que o Windows XP será descontinuado e não terá mais atualização contra ameaças virtuais, a luz amarela de alerta se acendeu não só no Brasil, mas em boa parte do mundo, já que muitos usuários domésticos ainda possuem máquinas com o sistema operacional, que também roda em caixas eletrônicos da rede bancária de diversos países.

Os usuários do XP estarão mais vulneráveis a partir do dia 8 do próximo mês. Para evitar ataque de hackers, internautas terão que redobrar a atenção e rever alguns de seus costumes ao navegar pela Internet, além de manter em suas máquinas um Antivírus atualizado e programar-se para realizar a troca de computadores e laptops nos próximos meses. Outro problema do XP é permitir apenas a instalação do Internet Explorer 8, facilmente atacado por hackers. O navegar oferece riscos aos usuários e especialistas indicam a troca do produto por similar capaz de barrar malwares e phishing, como o PSafe Web, que também oferece proteção contra pop-ups, banners e anúncios, deixando sua navegação mais rápida.

Enquanto não puder realizar a troca do aparelho, você pode instalar também o PSafe Suite e contar com um pacote de segurança completo e gratuito, apto a combater ameaças desenvolvidas especificamente contra brasileiros, para evitar que cibercriminosos acessem seu dispositivo para práticas indesejadas.

A Microsoft irá incentivar a troca do seu computador e, para isso, está disponibilizando crédito de US$ 50 para as pessoas que adquirirem novas máquinas com o sistema operacional Windows 8 em sua loja virtual. E o melhor, não é necessário comprovar ser usuário do XP. No site da Microsoft você pode consultar o regulamento.

Tags: