rp_torneio-china_2014-04-07.jpg

PSafe é fortaleza digital contra ataque de hackers ao Windows XP

A 360 Security – companhia que compartilha sua base de antivírus com a startup brasileira PSafe Tecnologia – venceu neste sábado torneio mundial de hackers organizado na China  […]

A 360 Security – companhia que compartilha sua base de antivírus com a startup brasileira PSafe Tecnologia – venceu neste sábado torneio mundial de hackers organizado na China  (http://xp.erangelab.com).  A empresa He TianZhiHui convidou profissionais de todo planeta para testar os principais produtos de segurança digital da Ásia e aferir a capacidade de seguirem oferecendo proteção contra ataques às vulnerabilidade do Windows XP, versão que será descontinuada pela Microsoft, na próxima terça-feira, dia 8 de abril.

O resultado foi animador para quem já tem instalado o PSafe no seu computador, que oferece a mesma proteção ativa da 360 a brasileiros e latino-americanos, com zero ataques bem sucedidos ao seu sistema. O evento reuniu 32 hackers – e outros 135 mais que se somaram de forma anônima à disputa – que concorreram às dez primeiras posições para ganhar prêmios de 3.000 RMB a 50.000 RMB (até R$ 18 mil), durante 12 horas.

O teste começou às 8h00, horário de Pequim, e terminou às 20h00, mas o vencedor precisou de apenas segundos para invadir o PC protegido pelo Tencent Safeguard. O hacker Shaheshang ficou na primeira posição e trabalhou menos de 1 minuto.  Já o segundo colocado, levou 2 minutos para conseguir destruir a barreira oferecida pela empresa KingSoft . Após 1 hora de ataques, oito hackers conseguiram quebrar a proteção da Tencent e dez hackers da Kingsoft.  Até o final, a Tencent foi atacada por 32 hackers, com nove confirmações de invasão, e a KingSoft foi alvo de 39, com 13 tentativas concretizadas. Nenhum dos 32 participantes escolheu atacar primeiro PCs com proteção ativa da 360, software de segurança mais popular da Ásia e de grande reputação entre hackers profissionais. Também, nenhum conseguiu quebrar o código da 360 até o fim do desafio, provando ser o mais robusto e maduro software quando o assunto é proteção digital para usuários do Windows XP.

As máquinas rodaram Windows XP SP3 sem atualizações, com a última versão dos softwares de segurança baixados do site oficial das empresas avaliadas. Cada hacker recebeu duas máquinas para testar: um PC rodando Windows XP e um produto de segurança de sua escolha para o ataque e, outro, um servidor web rodando Windows XP e IIS, onde o hacker carregou seu código malicioso, incluído num arquivo HTML, e usou ferramentas disponíveis no ambiente de teste para abrir o Internet Explorer 8 no PC alvo da ação para acessar seu próprio arquivo HTML. O arquivo teste era um documento de texto colocado num arquivo temporário do PC testado.

A receita do sucesso foi revelada por Mr. Tan Xiao Sheng, Chief Privacy Officer da Qihoo 360: o mecanismo de proteção ativa em Kernel, disponível apenas para clientes da 360 e da PSafe.  Se ainda não tem instalado o PSafe em suas máquinas, baixe aqui e conte com a melhor proteção existente para sua vida digital. E você, gostaria de ver um torneio desses aqui no Brasil?