Como saber se meu WhatsApp está sendo rastreado

Descubra se estão espionando as suas conversas do WhatsApp

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil e no mundo. Por meio dele, é possível compartilhar qualquer tipo de conteúdo, desde mensagens de texto a vídeos e GIFs. Muitos usuários confiam tanto no app, que não se importam de enviar fotos íntimas e dados sigilosos, como os de banco, logins e senhas, por exemplo.

Mas será que a plataforma é de fato segura? Será que existe alguma forma de saber se seu WhatsApp está sendo rastreado e suas conversas estão sendo monitoradas por alguém? A resposta para as duas perguntas é sim.

O WhatsApp oferece diferentes funções que visam garantir a segurança dos seus usuários quando o assunto é acesso e monitoramento do app. Por exemplo, se um usuário optar por usar o WhatsApp em um celular sem chip, ele necessariamente vai precisar informar um número de telefone existente e ativo. Ao informar esse número, a central de segurança do app envia um SMS com um código para validar o acesso. Logo, se você receber um SMS como este, é sinal que alguma outra pessoa está tentando rastrear suas conversas por meio de outro aparelho de celular.

Leia também: Como compartilhar fotos íntimas com segurança

Confira outras formas de saber se seu WhatsApp está sendo rastreado:

WhatsApp Web

É possível acessar o app via navegadores de desktop usando a função WhatsApp Web. Dessa forma, se alguém pegar seu celular sem a sua permissão, conectá-lo a um computador e devolvê-lo a você, ele conseguirá visualizar suas mensagens instantaneamente mesmo sem o aparelho por perto.

Para descobrir se alguém está monitorando suas conversas por meio dessa função, abra o aplicativo, vá até as Configurações/Ajustes e selecione WhatsApp Web. Se estiverem usando o seu WhatsApp, aparecerá o nome do dispositivo no qual ele está conectado. Para desconectar, basta selecionar Sair de Todos os Computadores. Porém, se sua câmera abrir imediatamente para efetuar a leitura de QR Code, fique tranquilo porque ninguém está te espionando.

Leia mais: É possível clonar WhatsApp?

Histórico de mensagens e download de mídias<

Verifique nas suas conversas atuais se existem mensagens que foram supostamente enviadas por você ou se há algum áudio que você não ouviu mas aparece como se estivesse ouvido. Se a função Download automático de mídia estiver desativada no seu aplicativo, verifique também se existem fotos e vídeos que não foram baixados por você.

É muito comum que esses tipos de movimentações suspeitas ocorram quando um malware se instala no seu celular para monitorar o que você faz no aparelho ou quando sua linha telefônica é clonada, dando acesso ao seu WhatsApp por meio de outros dispositivos.

Leia também: Veja como esconder conversas do WhatsApp

Tenho certeza que meu WhatsApp está sendo rastreado. E agora?

De acordo com Emilio Simoni, diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital – uma vez identificado que seu WhatsApp está sendo rastreado, é preciso tomar algumas medidas de segurança importantes.

Se você estiver sendo espionado por meio do WhatsApp Web, que obrigatoriamente solicita que o usuário abra o aplicativo para validar o acesso, provavelmente alguém está mexendo diretamente no seu celular sem a sua permissão. Para que isso não volte a acontecer, uma boa opção é colocar uma senha extra no aplicativo. “Invista em um aplicativo de segurança que também conte com funções de privacidade.”

O dfndr security – disponível para Android e iOS – por exemplo, disponibiliza a função de Cofre, que te permite criar uma senha extra para qualquer app do seu celular, incluindo o WhatsApp.  Além disso, também é capaz de identificar, bloquear e remover malwares, vírus e phishings. Você pode baixar grátis o dfndr security abaixo.

Instale o dfndr security.Instale o dfndr vault.

Se você for notificado via SMS ao tentarem acessar suas conversas por meio de um outro celular, o ideal é ativar todas as outras funções de segurança disponibilizadas pelo próprio WhatsApp. Abra o aplicativo, vá até as Configurações/Ajustes e selecione Conta. Na opção Segurança, ative a Exibir Notificações de Segurança. Volte para a tela anterior e ative também a Verificação em Duas Etapas.

Em casos de suspeitas de malwares, é imprescindível fazer uma verificação de segurança no seu celular. Além de interferir no WhatsApp, eles podem trazer riscos para os seus dados e outros aplicativos. Já para a suspeita de clonagem de linha telefônica, a recomendação é entrar em contato com a sua operadora de celular e solicitar um número novo.

Assista ao vídeo abaixo e veja como proteger seu WhatsApp:

PUBLICIDADE

Proteção em segundos. Instale o dfndr security.