whatsapp-print-tela-messenger-screen

Como saber se meu WhatsApp está sendo rastreado

Descubra se é possível saber se seu WhatsApp está sendo rastreado por alguém, se estão espionando as suas conversas e saiba como se proteger.

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil e no mundo. Por meio dele, é possível compartilhar qualquer tipo de conteúdo, desde mensagens de texto a vídeos e GIFs.

Muitos usuários confiam tanto no app, que não se importam de enviar fotos íntimas e dados sigilosos, como os de banco, logins e senhas, por exemplo.

Mas será que a plataforma é de fato segura? Será que existe alguma forma de saber se seu WhatsApp está sendo rastreado e suas conversas estão sendo monitoradas por alguém? A resposta para as duas perguntas é sim.

O WhatsApp oferece diferentes funções que visam garantir a segurança dos seus usuários quando o assunto é acesso e monitoramento do app. Por exemplo, se um usuário optar por usar o WhatsApp em um celular sem chip, ele necessariamente vai precisar informar um número de telefone existente e ativo.

Ao informar esse número, a central de segurança do app envia um SMS com um código para validar o acesso. Logo, se você receber um SMS como este, é sinal que alguma outra pessoa está tentando rastrear suas conversas por meio de outro aparelho de celular.

Confira outras formas de saber se seu WhatsApp está sendo rastreado:

WhatsApp Web

É possível acessar o app via navegadores de desktop usando a função WhatsApp Web. Dessa forma, se alguém pegar seu celular sem a sua permissão, conectá-lo a um computador e devolvê-lo a você, ele conseguirá visualizar suas mensagens instantaneamente mesmo sem o aparelho por perto.

Para descobrir se alguém está monitorando suas conversas por meio dessa função, abra o aplicativo, vá até as Configurações/Ajustes e selecione WhatsApp Web. Se estiverem usando o seu WhatsApp, aparecerá o nome do dispositivo no qual ele está conectado.

Para desconectar, basta selecionar Sair de Todos os Computadores. Porém, se sua câmera abrir imediatamente para efetuar a leitura de QR Code, fique tranquilo porque ninguém está te espionando.

Leia mais: É possível clonar WhatsApp?

Histórico de mensagens e download de mídias

Verifique nas suas conversas atuais se existem mensagens que foram supostamente enviadas por você ou se há algum áudio que você não ouviu mas aparece como se estivesse ouvido. Se a função Download automático de mídia estiver desativada no seu aplicativo, verifique também se existem fotos e vídeos que não foram baixados por você.

É muito comum que esses tipos de movimentações suspeitas ocorram quando um malware se instala no seu celular para monitorar o que você faz no aparelho ou quando sua linha telefônica é clonada, dando acesso ao seu WhatsApp por meio de outros dispositivos.

Leia também: Veja como esconder conversas do WhatsApp

Tenho certeza que meu WhatsApp está sendo rastreado. E agora?

De acordo com Emilio Simoni, diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital – uma vez identificado que seu WhatsApp está sendo rastreado, é preciso tomar algumas medidas de segurança importantes.

Se você estiver sendo espionado por meio do WhatsApp Web, que obrigatoriamente solicita que o usuário abra o aplicativo para validar o acesso, provavelmente alguém está mexendo diretamente no seu celular sem a sua permissão. Para que isso não volte a acontecer, uma boa opção é colocar uma senha extra no aplicativo. “Invista em um aplicativo de segurança que também conte com funções de privacidade.”

O dfndr security – disponível para Android e iOS – por exemplo, disponibiliza a função de Cofre, que te permite criar uma senha extra para qualquer app do seu celular, incluindo o WhatsApp.  Além disso, também é capaz de identificar, bloquear e remover malwares, vírus e phishings.

Você pode baixar grátis o dfndr security abaixo.

Instale o dfndr security.Instale o dfndr vault.

Se você for notificado via SMS ao tentarem acessar suas conversas por meio de um outro celular, o ideal é ativar todas as outras funções de segurança disponibilizadas pelo próprio WhatsApp.

Abra o aplicativo, vá até as Configurações/Ajustes e selecione Conta. Na opção Segurança, ative a Exibir Notificações de Segurança. Volte para a tela anterior e ative também a Verificação em Duas Etapas.

Em casos de suspeitas de malwares, é imprescindível fazer uma verificação de segurança no seu celular. Além de interferir no WhatsApp, eles podem trazer riscos para os seus dados e outros aplicativos. Já para a suspeita de clonagem de linha telefônica, a recomendação é entrar em contato com a sua operadora de celular e solicitar um número novo.

Assista ao vídeo abaixo e veja como proteger seu WhatsApp:

Como colocar senha em aplicativos | Tutorial dfndr security

PUBLICIDADE

Proteção em segundos. Instale o dfndr security.

Tags: