whatsapp-gb-na-tela

Baixar WhatsApp GB é seguro? Veja o que fazer após banimento

Versão alternativa do aplicativo promete recursos extras, mas pode colocar sua segurança em risco.

O WhatsApp GB, ao contrário do que está pensando, não é aquele aplicativo de mensagens instantâneas que você já tem em seu smartphone. Apesar da popularidade e facilidade de compartilhamento de dados que ele fornece, o WhatsApp não é perfeito e seus usuários constantemente exigem mais recursos dele.

Neste contexto, O WhatsApp GB surge como uma versão modificada do WhatsApp, no intuito de oferecer funcionalidades que ele não tem. Ao longo do período de sua existência, muitos baixaram o aplicativo acreditando que aquele seria o original. Outros optaram pelo download do app em virtude dos recursos extras que ele oferece.

Seja qual for a razão do download, os recursos extras oferecidos podem ter um custo que muitos desconhecem. Neste post, você vai entender melhor quais riscos existem ao baixar WhatsApp GB.

O que é o WhatsApp GB?

O WhatsApp GB é uma versão alternativa e modificada do WhatsApp. Em essência, é um app completamente diferente, que precisa ser baixado por meio de um APK (Android Application Package), ou seja: necessita do suporte de um downloader específico para instalação de programas no sistema operacional do Google. Isso deve ser feito porque você não encontrará o WhatsApp GB na Google Play Store ou na Apple Store.

O WhatsApp GB não é o único “clone” do WhatsApp. Também não se trata de um aplicativo novo. Desde 2015, essa e outras versões surgiram para suprir, de forma paralela, algumas demandas dos usuários. Alguns exemplos de recursos extras são: o uso de contas duplas do WhatsApp no ​​mesmo dispositivo, o agendamento do envio de mensagens, a retirada de notificações nos áudios escutados e a ocultação do status “online” de seus usuários.

WhatsApp original alerta contra o uso do WhatsApp GB

Embora os recursos adicionais atraiam muitos downloads, o WhatsApp sempre alertou contra essa prática. Desde 2019, o app original começou a banir contas associadas ao uso do GB. A multinacional Meta, responsável pelo aplicativo, lançou um comunicado em março de 2022 explicando que os únicos aplicativos oficiais são o WhatsApp Messenger e o WhatsApp Business, que estão disponíveis na Play Store e App Store, podendo ser acessados na versão web.

O aviso ainda afirma que qualquer pessoa encontrada usando essa “versão não suportada do WhatsApp” enfrentará uma proibição temporária do aplicativo original. Se os usuários não migrarem para o aplicativo oficial após serem temporariamente banidos, sua conta “pode ​​ser permanentemente proibida de usar o WhatsApp”.

O WhatsApp apontou que tais aplicativos não oficiais são desenvolvidos por terceiros e violam seus Termos de Serviço. Segundo o comunicado, esses aplicativos não devem ser usados, já que não “validam as práticas de segurança” do app original.

Os perigos de usar o WhatsApp GB

Embora o aplicativo-clone ofereça alguns recursos atrativos para o usuário, ele não cobre uma funcionalidade muito importante aplicada às mensagens do WhatsApp: a criptografia de ponta a ponta.

Não há verificações de segurança, como na versão original do WhatsApp e, ao baixar versões paralelas, o aplicativo não impede que os usuários sejam vítimas de violação de privacidade. Isso pode representar uma porta aberta para vários tipos de hackers e à clonagem de contas.

Além disso, por não contar com uma procedência verificada, vários links de download de APK para baixar o WhatsApp GB podem estar infestados de malwares, expondo os usuários a ciberataques e ameaças de segurança.

Por esses motivos, o WhatsApp instrui os usuários a voltarem a usar o aplicativo original. Na loja oficial, é possível encontrar um sistema de checagem de segurança promovida pelo app.

O que fazer caso sua conta seja banida

Se você não usa a versão oficial do WhatsApp, é provável que já tenha recebido (ou vá receber) o aviso de bloqueio temporário. Isso também acontece quando há alguma suspeita de que você esteja coletando dados de uma forma não autorizada pelas normas do aplicativo original.

Você pode recuperar sua conta banida, desde que exclua o WhatsApp GB e migre para a versão original. Siga os passos abaixo.

  1. Aguarde o cronômetro da suspensão temporária terminar;
  2. Abra o WhatsApp GB e selecione: “Mais opções > Conversas > Backup de conversas”;
  3. Acesse as configurações do seu celular, selecionando as opções: “Armazenamento > Arquivos” (ou similares);
  4. Ao encontrar a pasta “WhatsApp GB”, toque nela e segure para selecioná-la;
  5. Renomeie a pasta para “WhatsApp”;
  6. Baixe o aplicativo oficial e confirme o seu número de telefone;
  7. Na tela que mostra o backup encontrado, toque em “Restaurar > Próximo”.

Prontinho! Você recuperou a conta sem perder seu histórico. 

Outra dica de segurança é instalar um antivírus completo no seu celular, como o dfndr security. O aplicativo verifica os riscos de privacidade dos apps instalados, garante proteção contra clonagem de WhatsApp e vazamento de dados, além de fornecer alerta de golpes, sites falsos e fake news em tempo real.

Gostou desse post? Se quiser saber mais sobre recursos extras do WhatsApp sem baixar versões que colocam sua segurança em risco, leia mais um conteúdo no nosso blog e aprenda a ocultar conversas no aplicativo!

Tags: