Pessoa acessando o email de seu computador vista de cima

Como descobrir seu endereço MAC e para que ele serve

O endereço MAC é como se fosse um RG da sua máquina. Tem a função de identificar individualmente cada computador a partir da fábrica. Saiba mais!

O endereço MAC, que tem como objetivo identificar individualmente cada computador a partir da fábrica, pode ser alterado manualmente. Para que você se familiarize com o assunto, MAC significa Media Access Control e é uma espécie de RG de sua placa de rede.

Composto por um número de 12 dígitos, o MAC serve de ponto de controle de acesso a uma rede, por exemplo, permitindo conexão de apenas alguns determinados MACs.

Principais funções do endereço MAC

  • Atribuição de IP estático:

Onde o dispositivo se conecta e, se possuir o endereço MAC, é atribuído o IP estático, pelo roteador.

  • Filtragem de MAC Adress:

Uma forma de permitir que somente determinados MACs possam se conectar à rede.

  • Identificação de um dispositivo:

Redes públicas e determinados locais utilizam o MAC para identificar o dispositivo e restringir, a ele, a utilização da rede por determinado tempo.

  • Dispositivo de rastreamento:

Por ser único o seu número MAC, ele pode ser utilizado para saber sua localização a partir de seu celular, por exemplo, que, mesmo em movimento, realiza buscas por redes wi-fi próximas para acesso.

É possível fazer a alteração de seu MAC, e a maioria das placas de rede permite que você faça a mudança a partir do painel de configurações em seu ‘gerenciador de dispositivos’. Siga as instruções para realizar a troca.

Como trocar seu endereço MAC

Passo 1: Abra o “Gerenciador de Dispositivos”.

No Windows 7, clique na tecla do sistema operacional e digite “Gerenciador de Dispositivos”.

No Windows 8, aperte a tecla do Windows junto com a tecla “x” e selecione “Gerenciador de Tarefas”.

Passo 2: Clique em “Adaptadores de Rede” para que sejam exibidas as placas de rede constantes neste item. Em seguida, clique com o botão direito sobre a placa e, no menu exibido, selecione “Propriedades”.

Passo 3: Na janela exibida na sequência, selecione a aba “Avançado”. E no campo “Propriedade”, escolha a opção “Endereço de Rede”. Caso a opção não apareça, significa que o controlador da rede não suporta tal recurso. No campo “Valor” digite o endereço MAC desejado, não adicionando pontos ou traços. E clique em ‘OK’.

Tags: