Como economizar dados no Google Chrome?

A extensão para economia de dados do Chrome para Android chega ao PC

O Chrome do seu Android possui um recurso para economia de dados por compressão já faz algum tempo. Mesmo que não seja ativado por padrão, o recurso pode ser habilitado com um par de cliques.

A função agora está disponível para computadores e pode ser instalada no Google Chrome desktop. Isso, por meio de extensão oficial já oferecida na Chrome Web Store. Busque por ‘Economia de dados no Chrome’ para que comece a trabalhar em segundo plano.

Funciona assim, cada vez que você entra em um novo site, este site primeiro será enviado aos servidores do Google, que comprimirão seus dados antes de abri-lo afetivamente no seu computador. Porém a função não funciona em sites protegidos por certificados SSL, nem em modo de navegação anônima.

Um novo ícone será instalado no Google Chrome no canto superior direito, junto às demais extensões habilitadas por você. Assim, é possível saber quantos dados você economizou ao visitar aquele endereço com um simples clique no seu ícone. E também é possível desabilitá-lo momentaneamente de forma rápida, no seu próprio atalho.

A extensão ainda está na versão beta e o Google alerta, a qualidade das imagens dos sites pode ser afetada, assim como alguns endereços podem não reconhecer a sua localização. Pode ser também que algumas páginas não se mostrem com boa qualidade ou de maneira correta.

Você pode perguntar sobre a efetividade da extensão, já que muitas vezes utiliza internet veloz no desktop, como cabos potentes ou alta velocidade wi-fi.

Porém o recurso pode ser muito útil para quem quer trabalhar com laptop ou computadores portáteis e utilizar seu Android como ponto de acesso inalámbrico, em locais sem conexão fixa.

E isso certamente irá ajudar a economizar os seus dados móveis.

A função requer Chrome 41 ou versões superiores.

Tags: