Como evitar SPAM e manter a caixa de entrada organizada

Veja como ficar livre de mensagens indesejadas

Sem dúvida, o SPAM é uma das coisas mais chatas da internet. Receber mais de 100 e-mails por dia disparados por robôs pode tornar a caixa de entrada um verdadeiro caos, já que mensagens importantes podem ser deixadas para trás.

Entretanto, algumas atitudes podem ser tomadas para reduzir o recebimento deste tipo de mensagem e manter a organização no e-mail. Confira algumas dicas a seguir.

Evite dar e-mail pessoal para qualquer um

Com certeza você recebe milhares de e-mails de lojas que nunca ouviu falar. Isso acontece porque ao se cadastrar em alguns sites, eles fornecem os contatos para outras empresas. Sempre fique atento ao fazer um novo cadastro. Geralmente, existe uma opção para aceitar ou não o recebimento de e-mails de parceiros.

Outra dica é criar um e-mail específico para cadastros. Com isso, você receberá no seu e-mail pessoal apenas as mensagens que desejar.

Filtros

Uma boa maneira de receber apenas os e-mails importantes é a criação de filtros na caixa de entrada. Todos os principais provedores de e-mail, como Yahoo!, Outlook e Gmail, por exemplo, mantêm em suas configurações opções de filtro. Com este recurso é possível definir pelo endereço de e-mail e até mesmo por palavras contidas no texto qual e-mail chegará à sua caixa.

Cancelar inscrição

Se cadastrar em newsletters pode se tornar um inconveniente, graças à quantidade absurda de e-mails promocionais recebidos por dia. Por isso, cancelar a inscrição é a melhor opção para evitar SPAM por e-mail. Algumas empresas, na própria mensagem enviada deixam uma opção de cancelamento do usuário – geralmente, uma frase com letras pequenas. O Gmail também tem um recurso para cancelar mensagens indesejadas.  Do lado do endereço de e-mail do remetente fica um botão para cancelar a inscrição.

Guias e Categorização

Outra ótima solução para manter a caixa de entrada organizada é a criação de categorias para os e-mails recebidos. Os principais provedores possuem este recurso, muito útil para separar o que é SPAM de mensagens importantes. No Gmail, a opção de guias é surpreendente. Automaticamente, ao ativar a função, ela separa os e-mails em diferentes categorias, garantindo que o SPAM fique separado em caixas a parte.

Tags: