Como identificar um perfil fake no Facebook

Veja como identificar um perfil fake no Facebook e confira dicas de como você pode se proteger de golpistas e páginas maliciosas.

Com mais de 2,2 bilhões de usuários cadastrados no mundo todo, o Facebook é, de fato, um gigante da internet. Além dos usuários comuns, a rede social possui a presença de diversos famosos, além de marcas de grandes empresas. Mas também é preciso ficar atento. Diversos criminosos se aproveitam da popularidade da rede para criar perfis fakes no Facebook com o intuito de aplicar golpes e extorquir dinheiro dos usuários.

E não é difícil encontrar pessoas que tiveram fotos roubadas para serem usadas em um perfil fake ou supostas páginas de lojas famosas oferecendo brindes e promoções absurdas. Até famosos foram vítimas de golpistas, como Luciano Huck, que já se deparou com diversos perfis falsos se passando por ele para pedir dinheiro aos seus seguidores, em troca de participação nos quadros do seu programa de TV.

Leia mais: 1 em cada 5 brasileiros já foi vítima de roubo de identidade na internet

Entenda como agem os perfis fakes no Facebook

No caso do Luciano Huck, os perfis falsos usavam a sua foto para parecem reais. Depois, entravam em contato com os seguidores do apresentador, através de chat, ofereciam prêmios e participações em programa de televisão e pediam dinheiro em troca. Na época, Luciano Huck publicou em seu perfil oficial que tudo se tratava de um golpe.

 

Os criminosos também usam indevidamente grandes marcas do varejo, como Americanas ou Magazine Luiza, para criar perfis fakes no Facebook quase idênticos às páginas oficiais das lojas. Depois, diversas ofertas, geralmente abaixo do valor de mercado são divulgadas e, imaginando se tratar de uma promoção verdadeira, os usuários se cadastram e realizam pagamentos via depósito, cartão de crédito ou boletos, que caem diretamente na conta do cibercriminoso. Por fim, as vítimas nunca recebem o suposto produto ou serviço comprado.

 

Leia mais: Golpe de Black Friday atinge mais de 45 mil pessoas

Como identificar perfil fake no Facebook

Segundo Emilio Simoni, diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital – é preciso ficar atento em alguns sinais comuns para saber como identificar perfil fake no facebook.

Por exemplo, sabe aquela pessoa linda, com uma aparência perfeita, que te enviou uma solicitação de amizade no Facebook? Se o perfil dessa pessoa foi criado recentemente, não possui mais que duas ou três fotos, não há novas publicações, é de outro país, passa uma imagem de ser bem sucedido financeiramente, possui poucos amigos – geralmente do sexo oposto – e nenhum deles em comum com sua conta, redobre sua atenção. Tudo isso são indícios de um perfil fake.

“Toda conversa é direcionada com objetivo de conquistar a vítima. O golpista fará de tudo para conseguir fotos íntimas com o intuito de fazer chantagens posteriormente ou conseguir seu endereço para enviar supostos presentes”, explica Simoni.

Leia mais: Mulheres são as maiores vítimas de scammers no Brasil

Como se proteger de perfis fakes no Facebook

Agora que você já sabe como identificar perfil fake no Facebook, os especialistas do dfndr lab listaram alguns cuidados que você deve seguir para não cair em golpes nas redes sociais:

  • Evite aceitar solicitações de amizade de perfis desconhecidos.  É aconselhável que você verifique se o perfil possui fotos atuais, publicações recentes e amigos em comum. Normalmente, um perfil fake adiciona vários usuários para ter acesso completo a todo conteúdo da vítima. Por isso, evite o modo público da sua conta e a deixe visível apenas para seus amigos.
  • Tenha cuidado ao clicar em links. Diversos links maliciosos anunciando uma vaga de emprego, descontos ou presentes são enviados pelos criminosos para tentar te enganar. Por isso, antes de clicar em um link que alguém te enviou, cheque se ele é verdadeiro. Verifique diretamente nos sites oficiais das marcas envolvidas ou, na dúvida, você pode conferir se um link é falso em poucos segundos no site do dfndr lab.
  • Mantenha um bom aplicativo de segurança instalado no celular. É possível navegar na internet e estar protegido de fraudes ao mesmo tempo. O dfndr security, por exemplo, te envia alertas de segurança sempre que você receber ou acessar um vírus, golpe ou perfil fake. Para instalar grátis o dfndr security, é só tocar nos botões abaixo:

Instale o dfndr security.Instale o dfndr security.
 

  • Procure o selo de perfil verificado. Uma boa maneira de verificar a autenticidade de uma conta é através do selo azul de verificação. Quando uma página ou perfil possui esse selo, significa que o Facebook confirmou que a conta é verdadeira, através de informações específicas que o usuário envia para comprovação, inclusive fotos de documentos.

Vi perfis fakes no Facebook. O que fazer?

O mais indicado é que você faça uma denúncia dos perfis em questão na própria plataforma da rede social. A denúncia é anônima e ajuda o Facebook a identificar as contas falsas e removê-las definitivamente da rede. Para denunciar, siga os seguintes passos:

-> Acesse o perfil que deseja denunciar. Na parte inferior direita da foto de perfil, clique no desenho de três pontinhos e selecione Obter apoio ou denunciar perfil. Depois, siga as instruções seguintes.

Esse mesmo procedimento é recomendado caso você veja algum perfil que esteja usando suas fotos para se passar por você.

 

PUBLICIDADE

Proteção em segundos. Instale o dfndr security.

*Texto originalmente publicado em 1 de setembro de 2017.

Tags: