Como limpar cache?

Você sabe o que é ou como limpar cache? Descubra agora como liberar espaço no seu celular.

Já se perguntou como resolver quando o celular está travando ou ficando mais lento? Então você, provavelmente, já deve ter ouvido que fazer limpezas ocasionalmente ajuda a corrigir problemas, além de liberar espaço na memória do seu smartphone. Todo aplicativo que você instala deixa resíduos no sistema, e isso pode afetar o desempenho dele. Por isso, um dos processos mais importantes para ter um celular mais rápido é a limpeza de cache. Mas você sabe o que é ou como limpar cache do celular?

O que é cache?

Existem muitas nomenclaturas que surgiram com o avanço da internet e uma dessas palavras que confundem os usuários é cache. O cache nada mais é que um depósito temporário de memória. Navegadores e aplicativos que você usa, por exemplo, utilizam dados em cache para agilizar a execução dos seus recursos.

Como limpar o cache do navegador?

Todo site que você acessa é guardado no cache do navegador para que na próxima visita à página, você consiga visualizar de forma mais rápida. Esse sistema tem como objetivo tornar a navegação mais fluida, porém, com o passar do tempo, os dados vão se acumulando, deixando o sistema do seu dispositivo lento, seja no computador ou no celular. Descubra como apagar o cache dos navegadores mais utilizados nos sistemas Android e iOS para liberar espaço no seu celular.

Para sistema iOS

Safari

  1. Acesse os Ajustes no seu iPhone.
  2. Após isso, encontre a opção Safari.
  3. Role para baixo e toque na opção Limpar Histórico e Dados dos Sites.
  4. Por fim, toque no botão Limpar Tudo para confirmar.

Google Chrome

  1. Abra o app do Google Chrome.
  2. Acesse o menu inferior direito (reticências) e toque em Histórico.
  3. Selecione a opção Limpar dados de navegação.
  4. Confirme a seleção.

Mozilla Firefox

  1. Abra o app do Mozilla Firefox.
  2. Acesse o menu inferior direito (três traços) e toque em Configurações.
  3.  Depois, toque em Gerenciamento de dados.
  4.  Certifique-se de que a opção “Cache” está marcada e então selecione Limpar dados privativos.
  5. Confirme a seleção.

Para sistema Android

Google Chrome

  1. Abra o app do Google Chrome.
  2. Acesse o menu superior direito (reticências) e toque em Histórico.
  3. Selecione a opção Limpar dados de navegação.
  4. Escolha o período desejado. Para apagar tudo, selecione Todo o período.
  5. Toque no botão Limpar dados para confirmar.

Mozilla Firefox

  1. Abra o app do Mozilla Firefox.
  2. Acesse o menu superior direito (três pontos) e toque em Configurações.
  3. Role para baixo até encontrar Limpar dados privativos.
  4. Certifique-se de que a opção “Cache” está marcada e então selecione Limpar dados.

Como limpar o cache do celular?

Da mesma maneira que os navegadores, os aplicativos que você instala no seu celular utilizam cache para tornar a usabilidade mais agradável para os usuários. O WhatsApp, por exemplo, pode salvar os dados das mídias compartilhadas nas conversas com os seus amigos para não precisar carregar tudo quando o app for aberto novamente.

Segundo Emilio Simoni, diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital, um celular travando e lento pode apontar problemas de segurança como a presença de um malware. Contudo, problemas no desempenho também podem ser alguns indicativos de que a memória do celular está sendo utilizada desnecessariamente.

Leia mais: Vírus no celular? Aprenda como identificar e eliminar de vez

Você sabia que até mesmo quando um app é desinstalado, a memória temporária que ele consumia ainda permanecem no seu celular, afetando a performance do seu dispositivo? Por isso, é importante realizar limpeza do cache para que ele fique mais rápido.

iPhone/iOS

Infelizmente, no sistema operacional iOS só é possível apagar os dados se você também apagar o app em si. Para fazer isso, siga o passo a passo:

  1. Abra os Ajustes.
  2. Role para baixo até encontrar Geral e toque em Armazenamento do iPhone. Nesta sessão, é possível observar quanto espaço cada aplicativo baixado no seu iPhone ocupa. Ao selecionar um app, você pode ver também a quantidade de dados que ele salva para rodar suas funcionalidades.
  3. Para confirmar a limpeza e a desinstalação, toque em Desinstalar app.

Android

  1. Abra os Ajustes, e então selecione a aba Geral.
  2. Role para baixo até encontrar Geral e toque em Armazenamento.
  3. Selecione Aplicativos. Nesta sessão, assim como no iOS, é possível observar quanto espaço cada app baixado no seu Android ocupa.
  4. Toque no app que deseja limpar.
  5. Encontre a opção Cache e então toque no botão Apagar cache.

Limpe o cache do celular com um toque

Limpar o cache manualmente pode ser extremamente trabalhoso. Mas, existem outras formas mais fáceis de liberar espaço no seu celular. Uma delas é com o dfndr security – aplicativo de segurança para Android e iOS, por exemplo. Além de te proteger contra vírus e golpes, ele conta com o recurso de Limpeza rápida e Limpeza de apps, que limpa para você o cache do seu celular ou de aplicativos desinstalados com apenas um toque. Assim, você consegue liberar espaço na memória do seu aparelho e ainda deixá-lo mais rápido. Você pode baixar grátis o dfndr security aqui.

 

Instale o dfndr security.Instale o dfndr security.
 

 

PUBLICIDADE

Proteção em segundos. Instale o dfndr security.